notícias colégio
Notícias
09 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Profissionais renomados na área da Comunicação compartilham insights com acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE

Ciclo de palestras integrou a primeira semana de Curricularização da Extensão dos cursos

Mais de 200 acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE participaram, entre os dias 18 e 22 de março, de forma on-line e remota, de uma semana de insights com profissionais renomados na área da Comunicação. O ciclo de palestras integrou a programação da primeira semana de Curricularização da Extensão dos cursos e visou enriquecer o conhecimento dos estudantes, além de aproximá-los das demandas atuais do mercado de trabalho.

Voltadas aos futuros designers e publicitários, as palestras abordaram os mais variados temas da Comunicação. A programação contou com a palestra “Os impactos da proteção da criatividade no design e comunicação”, com Luis Werlang, e “A verdade como insumo criativo para a comunicação de marcas”, abordada pelos comunicadores Alexandre Kumm e Zeca Day.

A inteligência artificial integrada nas estratégias de comunicação também foi um dos temas, dessa vez ministrado por Julia Marchi, na palestra “Comunicação 4.0: Integrando IA no Processo Estratégico do Design e da Publicidade”. Já o ilustrador Guilherme Karsten compartilhou “Conselhos para uma carreira de sucesso: Tome Banho!”, oferecendo dicas práticas para empreender e se destacar profissionalmente na área. Por fim, o publicitário e doutor em design, Diego Piovesan Medeiros, trouxe a “Gamificação e ferramentas criativas para construção e gestão de marca”, explorando o uso de técnicas de gamificação na construção e gestão de marcas.

Conhecimento aplicável

A acadêmica da 5ª fase de Publicidade e Propaganda, Maria Eduarda Baumgartner, participou dos cinco dias de programação e, uma palestra despertou ainda mais o interesse da estudante pela área. A conversa sobre a autenticidade das marcas e como elas precisam encontrar diferenciais no mercado de trabalho, e como as empresas percebem que é como elas se comunicam, como contam suas histórias que conquistam seus clientes, foi a reflexão que mais chamou a atenção de Maria Eduarda.

Ela conta que a identificação com o tema ocorre pelo fato de já atuar na área, em uma agência de publicidade de Brusque, desde que ingressou no curso na UNIFEBE. Ao lidar diariamente com o cliente, de diversas marcas e diferentes nichos, percebeu a importância de estabelecer um relacionamento sólido, de conhecer a marca e de ajudar a pensar em estratégias de comunicação.

“Essa troca de conhecimento que tivemos com esses profissionais foi muito importante e necessária para o meu desenvolvimento como profissional. Ouvir esses insights, de forma participativa, despertou ainda mais esse gosto que eu tenho pela área de publicidade e propaganda. Sabendo das possibilidades de atuação que temos, as palestras evidenciaram a importância de nos mantermos atualizados nesse mercado, principalmente com os avanços tecnológicos”, enfatiza a acadêmica.

Maisa Lira Seyferth, da 5ª fase de Design Gráfico, também acompanhou a programação de palestras e o tema gamificação foi o que mais lhe chamou a atenção. “A forma como os assuntos foram apresentados foi de fácil compreensão e são aplicáveis em várias realidades do mercado de trabalho. Com certeza as dicas de criação e criatividade me inspiraram e serão utilizadas nos meus jobs”, complementou a estudante.

De acordo com os professores responsáveis pela Curricularização da Extensão de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, professora Denise Maria Sapelli e professor Pedro Bughay Aceti, a segunda etapa da Curricularização está marcada para ocorrer de 13 a 17 de maio, “prometendo oferecer ainda mais oportunidades de aprendizado e networking para os estudantes”. O coordenador dos cursos, professor, Thiago dos Santos, enaltece que o principal intuito dessas atividades é de proporcionar uma experiência prática aos acadêmicos, sempre alinhada às necessidades do mercado.

“Da proteção da criatividade à incorporação da inteligência artificial nas estratégias de comunicação, cada debate ofereceu uma oportunidade única de aprender com os mais reconhecidos profissionais do setor criativo. A próxima semana da Curricularização da Extensão será ainda mais espetacular, uma vez que estes alunos irão aplicar os seus conhecimentos em casos reais de mercado”, conclui o professor Thiago.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Seminário discute Segurança Pública

Seminário discute Segurança Pública


17 de agosto de 2010
Entrevista para a Função de Estagiário da Secretaria Acadêmica – 21/01/2009

Entrevista para a Função de Estagiário da Secretaria Acadêmica – 21/01/2009


21 de janeiro de 2009
UNIFEBE organiza evento focado em experimentos de biofísica
Fisioterapia

UNIFEBE organiza evento focado em experimentos de biofísica


29 de setembro de 2023
Skip to content