notícias colégio
Notícias
15 de agosto de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Profissionais responsáveis pelo Centro de Memória da UNIFEBE recebem treinamento sobre conservação e preservação de documentos

Formação foi ministrada pelo coordenador do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), César Karpinski

Com o intuito de aprimorar as técnicas de preservação e conservação dos documentos e materiais disponíveis no Centro de Memória, a UNIFEBE recebeu nesta segunda-feira (14), o coordenador do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor César Karpinski. Acompanhada pela historiadora e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, as bibliotecárias da instituição, Carla Zenita do Nascimento e Elisiane Mafezolli, acompanharam os ensinamentos do profissional, que evidenciou na prática quais os procedimentos ideais para a higienização e acondicionamento dos materiais históricos.

“Os documentos, tecidos e fotos dispostos no nosso Centro de Memória são verdadeiros tesouros da nossa história. Eles revelam o que já fomos, de onde viemos. Nesse sentido que, saber manipulá-los e preservá-los de forma correta é indispensável para que constituamos o Arquivo cada vez mais como um espaço de pesquisa, de conhecimento e preservação da memória”, enfatiza a reitora da UNIFEBE.

Nesta primeira visita, Karpinski mapeou o trabalho desenvolvido pela UNIFEBE. “Por meio dessa parceria queremos que o aspecto técnico e o apelo simbólico da memória caminhem juntos. Fiquei impactado com a infraestrutura disposta pela UNIFEBE para este fim, pois ela realmente evidencia a preocupação da instituição com a história regional”, destaca Karpinski.

O objetivo da UNIFEBE é realizar uma formação continuada com os profissionais responsáveis pelo Centro de Memória. Inaugurado em dezembro de 2022, o espaço, localizado na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy conta com o acervo histórico da indústria têxtil catarinense, composto por documentos oficiais, álbuns fotográficos, cartas, cartões postais, jornais e artefatos têxteis do início do século XX, do acervo da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Indústria Buettner e Companhia Industrial Schlösser.

A história oral de moradores de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, armazenada em fitas cassete, documentos sobre os Jogos Abertos de Santa Catarina, artefatos e documentos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), bem como acervos de moda que retratam a história do século XIX e XX na nossa região, também compõem o Centro de Memória da UNIFEBE.

Para que a comunidade tenha acesso aos materiais disponíveis no Centro de Memória, a UNIFEBE vem trabalhando na digitalização do acervo fotográfico. É no próprio local que a equipe da instituição higieniza, digitaliza e insere o material no sistema informatizado de bibliotecas Pergamum, por meio de catalogação, indexação e classificação.

Clique e confira os materiais que já estão disponíveis no Acervo Digital.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Engenharia Civil desafia alunos a construir bola de concreto
Semana Acadêmica

Curso de Engenharia Civil desafia alunos a construir bola de concreto


08 de abril de 2019
Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2010.2

Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2010.2


22 de outubro de 2010
Equipe de basquete estreia no Estadual Sub-17

Equipe de basquete estreia no Estadual Sub-17


19 de março de 2012
Skip to content