04 de maio de 2011

Profissionais têxteis ministram palestra na Unifebe

Enquanto a crise no setor têxtil afeta diretamente as empresas de Brusque e região, um ciclo de palestras com profissionais e estudiosos da área está sendo realizado no Centro Universitário de Brusque – Unifebe. O V Ciclo de Produção Têxtil iniciou nesta quarta-feira, 3 de maio, com a palestra "Acessórios para Tecelagem Plana" com o técnico em tecelagem, Valter Baiochi. Ele trabalha na NS Importações e Comércio LTDA e tem mais de 25 anos de experiência no setor.

Durante a abertura do evento, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, frisou a importância de discutir assuntos ligados a área têxtil neste período. "Além de integrar conhecimento, conscientizar sobre a importância do debate, discutir temáticas emergentes, é possível com as palestras construir novos saberes e auxiliar na obtenção de competitividade no setor têxtil, em um momento em que alguns segmentos passam por dificuldades", frisou.

A segunda palestra do evento foi ministrada pelo técnico têxtil, Rubens Brandl, que além de enfatizar sobre a escolha da agulha adequada para o ambiente têxtil, ressaltou que os tecidos não compõem apenas as vestimentas. "Vocês estão sentados em tecido e seus pés também estão sobre ele", disse o palestrante, mostrando a cadeira de tecido e o chão de carpete.
Brandl também destacou que este é um momento turbulento no setor, mas que vai passar e revelou que a tendência das roupas futuras é a leveza. "O objetivo da vestimenta futura é você estar coberto e não ter a sensação de estar vestido. O foco será para tecidos leves, que não ocupem espaço, mas cumprem a sua função de vestir e aquecer", pontuou.

Última noite
Esta noite os temas das palestras são: "Perspectivas 2011 para a Indústria Têxtil", ministrada pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (SINTEX), Ulrich Kuhn; e "Reuso da Água da Indústria Têxtil", com Rolf Guenter Twardokus, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publciado por: Assessoria de Comunicação Social

Acadêmicos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais promovem bate-papos virtuais
Prática