12 de março de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Programa Nascer inicia em Brusque

Workshop com o idealizador do projeto marcou a abertura do programa no município.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediou neste sábado (7), a abertura do programa Nascer, o projeto de pré-incubação que viabiliza transformar ideias inovadoras em empresas, negócios ou serviços. O workshop ministrado pelo idealizador da metodologia, professor Luís Salomão Ribas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), marcou o início do programa em Brusque.

O professor da UNIFEBE e presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy, explica que neste primeiro semestre, 11 propostas foram aprovadas para, durante cinco meses, receber o apoio de mentorias, palestras, suporte e todo tipo de orientação para que as ideias prosperem.

“A primeira atividade do programa em Brusque foi muito positiva. Todos os projetos inovadores foram cadastrados na plataforma, e iniciou-se o processo para se tornarem realidade”, destaca Günther.

De acordo com o idealizador da metodologia, professor Luís Salomão Ribas, nesse primeiro contato as equipes participaram de uma palestra sobre diagnóstico empresarial e depois iniciaram a estruturação dos pontos fortes e fracos, definindo quais as oportunidades e ameaças que o mercado pode trazer para suas ideias.

“Nossa expectativa é que todos cheguem ao final do período de pré-incubação com um projeto de negócio maduro e com grande potencial de sucesso no mercado local regional e até nacional”, destaca Luís.

Kleber Bonomini Kamers é analista de banco de dados, estudante de Sistemas de Informação da UNIFEBE, e teve seu projeto “Otimizando o trânsito!”, aprovado pelo programa Nascer. Mesclando tecnologia e serviço, a ideia visa trabalhar com um sistema de localização de veículos, com identificação por radiofrequência (RFID) em tempo real. Tudo para direcionar melhor os fluxos de trânsito.

“Graças ao projeto Nascer estamos tendo contato com pessoas extremamente visionárias, com vontade de mudar por meio de soluções inovadoras e tecnológicas. Nossa expectativa é poder contribuir com a sociedade, trazendo uma solução viável para nosso problema de mobilidade urbana em Brusque”, frisa Kleber.

A UNIFEBE sediará o programa Nascer enquanto o Centro de Inovação não é inaugurado no município. Além de Brusque, outras 15 cidades catarinenses participam da iniciativa que pelos próximos cinco meses trabalhará com 150 projetos.

Nota de Falecimento 18/04
UNIFEBE

Nota de Falecimento 18/04

18 de abril de 2017