19 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Programa Semear analisa a gestão empresarial em contextos de inovação e sustentabilidade

Atividade deste semestre deve integrar empresas regionais para sugestão de melhoria proposta por acadêmicos

A gestão focada em um mundo de mais sustentabilidade e inclusão, híbrido e inconstante, será o foco do Programa Semear do segundo semestre de 2023. A iniciativa corresponde à curricularização da Extensão do curso de Administração e integra acadêmicos e empresas da região.

Para a atividade, o trabalho de pesquisa e interação com empresas da região terá como objetivo a elaboração de um banner científico, detalhando uma melhoria sugerida ou implantada. O material será exposto na segunda etapa da iniciativa, no Congresso Semear, em outubro.

Com a colega de curso, Samira Nascimento, o acadêmico Pedro Voss participou da solenidade de abertura do Semear, em agosto. Ambos foram escolhidos pela participação de destaque na atividade ao longo do primeiro semestre. “Foi uma experiência muito boa, sendo os pioneiros nessa apresentação feita por alunos e para alunos, uma grande responsabilidade”, afirma o estudante.

A experiência prévia faz ele destacar a importância da participação e comprometimento dos participantes que buscam se sair bem nos desafios propostos ao longo do programa. “É uma oportunidade para abranger seu conhecimento, demonstrar às empresas e ao mercado de trabalho que estás disposto e comprometido”, descreve.

Inovação e sustentabilidade
Ao longo do mês de agosto, na semana do Programa, acadêmicos passaram por uma semana de atividades que envolveram palestras, mesa-redonda, pesquisa de artigos científicos sobre sustentabilidade, inovação ou tecnologia nas empresas. “O objetivo é gerar melhorias nos contextos de sustentabilidade, tecnologia e inovação para as empresas de Brusque e Região”, afirma a professora que coordena o programa, Danielle Soares.

As ações desenvolvidas durante o Semear são destacadas pelo Coordenador do curso de Administração, o professor Günther Lother Pertschy. Ele ressalta os temas escolhidos para esta edição e os aprendizados gerados com a experiência.

“Constatamos grande movimentação e evolução por parte dos acadêmicos durante as atividades relacionadas à primeira fase do Programa Semear. Temas relacionados à sustentabilidade, inovação e tecnologia no ambiente empresarial, ditaram o processo de construção de conhecimento e das entregas a serem proporcionadas à nossa comunidade empresarial”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Reitor destaca desafios à frente da ACAFE