Segundo a coordenadora dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais e Pedagogia, professora Eliane Kormann, o projeto não se limita a facilitar a interação e integração entre os acadêmicos, mas também proporciona experiência aos veteranos.
“Além da integração, o projeto é uma atividade do curso, já que todos os momentos de monitoria, dos veteranos aos calouros, são registrados e apresentados em forma de um Portfólio, gerando desta forma horas complementares de extensão”, detalha.
Processo de adaptação
O início da trajetória acadêmica foi considerado um desafio para a caloura Analara Siegel. Ela relata que havia o receio de não conseguir uma adaptação ao novo contexto. A percepção, afirma a acadêmica, foi alterada com o convívio com colegas e professores.
Segundo ela, com o projeto foi possível desenvolver mais segurança, graças à confiança em um colega com mais experiência e que já esteve em um contexto semelhante. “Vejo que o meu curso e meus professores conseguem facilmente passar segurança para nós calouros, e desde então, estou amando fazer parte. O projeto Angel Friend também conseguiu trazer mais segurança para todos nós calouros nesse ciclo novo, que muitos podem ficar assustados, assim como eu fiquei”, descreve.