notícias colégio
Notícias
14 de março de 2025

Projeto Angel Friend faz o acolhimento de 30 acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE

Iniciativa estimula a interação entre a comunidade acadêmica, além de possibilitar momentos de monitoria

Veteranos e calouros do curso de Pedagogia da UNIFEBE tiveram um momento de acolhimento proporcionado durante o projeto Angel Friend. A noite especial serviu para a integração de 30 novos estudantes com o curso e o ambiente da instituição.

Já tradicional no curso, a iniciativa busca estabelecer vínculos entre os acadêmicos já durante as primeiras aulas, no Espaço Ecumênico Arcanjo Miguel. As interações envolvem orientações individuais, diálogo e abre um canal de interação entre veteranos, que podem prestar apoio, e calouros, que têm a quem recorrer em caso de dúvida com o ambiente universitário.

Nesta edição, a responsabilidade ficou com a turma da 3.ª fase do curso. Com as típicas asas de anjo, alusivas ao projeto, veteranos precisavam completar frases relacionadas ao projeto com auxílio dos calouros.

Segundo a coordenadora dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais e Pedagogia, professora Eliane Kormann, o projeto não se limita a facilitar a interação e integração entre os acadêmicos, mas também proporciona experiência aos veteranos.

“Além da integração, o projeto é uma atividade do curso, já que todos os momentos de monitoria, dos veteranos aos calouros, são registrados e apresentados em forma de um Portfólio, gerando desta forma horas complementares de extensão”, detalha.

Processo de adaptação
O início da trajetória acadêmica foi considerado um desafio para a caloura Analara Siegel. Ela relata que havia o receio de não conseguir uma adaptação ao novo contexto. A percepção, afirma a acadêmica, foi alterada com o convívio com colegas e professores.

Segundo ela, com o projeto foi possível desenvolver mais segurança, graças à confiança em um colega com mais experiência e que já esteve em um contexto semelhante. “Vejo que o meu curso e meus professores conseguem facilmente passar segurança para nós calouros, e desde então, estou amando fazer parte. O projeto Angel Friend também conseguiu trazer mais segurança para todos nós calouros nesse ciclo novo, que muitos podem ficar assustados, assim como eu fiquei”, descreve.

A experiência vivida por acadêmicos, como Analara, é reforçada pela acadêmica Laisa Kistner. Agora responsável pela recepção dos calouros, ela classifica a participação no projeto como uma oportunidade de retribuição.

“Participar do Angel Friend, como caloura e, posteriormente, como veterana, foi enriquecedor. Como caloura, sentir-se acolhida e poder construir uma comunidade com quem possamos contar e pedir apoio torna o processo de adaptação muito mais fácil e agradável. Poder retribuir isso é extremamente gratificante”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Dia das mães é comemorado com homenagem surpresa
UNIFEBE

Dia das mães é comemorado com homenagem surpresa


18 de maio de 2016
Curso de Educação Física promove palestra

Curso de Educação Física promove palestra


13 de setembro de 2010
Estudantes de Graduação têm até dia 20 de fevereiro para concorrer à Bolsa Mérito
UNIFEBE

Estudantes de Graduação têm até dia 20 de fevereiro para concorrer à Bolsa Mérito


12 de fevereiro de 2021
Skip to content