Com o objetivo de conhecer a estrutura e o procedimento das sessões dos Tribunais Superiores e o funcionamento de carreiras federais, como polícia federal, promotor federal e advogado da união, os acadêmicos de Direito da UNIFEBE participaram de 3 a 7 de outubro, da viagem de estudos “Brasília Jurídico”.
Entre a programação da viagem, o grupo acompanhou sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), presidida pelo Ministro Gilmar Mendes, que negou na terça-feira (4), o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tirar do juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba (PR), as investigações sobre o suposto recebimento de propina pelo petista.
Ao final do julgamento, os acadêmicos conversam com o ministro Enrique Ricardo Lewandowski, que estava na composição da turma de julgamento no STF.
Segundo a coordenadora de Direito da UNIFEBE, Anna Lúcia Martins Mattoso Camargo, a viagem foi importante por mostrar as diferentes áreas de atuação e as possibilidades disponíveis no mercado de trabalho.
— Além disso, os estudantes tiveram contato direto com o funcionamento dos Tribunais Superiores de última instância. O grupo teve contato com ministros, magistrados federais, advogados e as partes de museus e história brasileira inerente à Capital do pais — explica.