notícias colégio
Notícias
16 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Projeto de pesquisa da Engenharia Civil UNIFEBE é publicado em revista e congresso nacional

Tema de estudo foram peças de concreto permeável do tipo paver intertravado poroso

O projeto de pesquisa “Pavimentos drenantes: estudo sobre peças de concreto permeável do tipo paver intertravado poroso”, realizado por acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE foi publicado na revista digital “Brazilian Journal of Development” e apresentado no XII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (ConBRepro), no final do ano passado. A pesquisa foi viabilizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O projeto teve como objetivo estudar a efetividade dos pavimentos drenantes, cujo principal benefício é evitar o rápido e indesejado acúmulo de volumes de água acima da superfície do piso. Por isso, foi desenvolvido um estudo sobre o revestimento permeável de concreto poroso para pavimento do tipo paver drenante.

Utilizando a estrutura do Laboratório de Materiais de Construção e Solos do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE, os pesquisadores construíram uma bancada em estrutura metálica constituída de grelha e calha para realização do ensaio. Isso foi necessário para que fosse determinado o coeficiente de permeabilidade, índice empregado para estabelecer parâmetros de permeabilidade dos solos. “Os resultados da pesquisa convergiram com o disposto na norma técnica, cujo escopo tipifica os revestimentos permeáveis, regulamenta o método e o cálculo da eficiência hidráulica dos pavimentos drenantes”, detalha o professor Elias Riffel, orientador do projeto.

O concreto permeável permite o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. A finalidade é absorver certo volume de água, fazendo a recarga do lençol freático, ou escoar essa água através de dutos e drenos posicionados abaixo do pavimento.

O uso desse material elimina os problemas ambientais e urbanos decorrentes da impermeabilização dos solos, permitindo, por exemplo, a filtragem da poluição ocasionada por óleos e fluídos de veículos, que tendem a ser levada para lagos, rios e oceanos, além de reduzir enxurradas e enchentes. O material é praticamente similar ao concreto convencional.

O que os difere é uma pequena alteração no traço: o concreto permeável dispõe de proporções maiores de pedra e pouca ou nenhuma areia. Assim, a estrutura porosa apresenta-se com muitas cavidades que facilitam a passagem da água e do ar, gerando um maior índice de vazios, de 15% a 25%.

A pesquisa está sendo realizada por alunos de iniciação científica e de Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC), entre eles, Adriano Oliari. “O projeto evidenciou a extrema importância da utilização do concreto poroso em calçadas e estacionamentos de veículos leves como carros e motos, a fim de aumentar a área permeável do solo urbano”, salienta.

A professora Vivian Siffert Wildner, coordenadora do curso, acredita que, com os projetos de pesquisas, os acadêmicos podem desenvolver ou aprimorar novos produtos, realizando testes e medições por meio da prática experimental em laboratório, o que contribui para a melhoria de materiais utilizados nas construções das cidades.

Acadêmicos que participam da pesquisa
Alexandre Schroeder
Arnoldo Wesley Imhof
William de Chaves Pinheiro

Professores
Alexandre Maines
Elias Riffel

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

AD Brusque/FME/Unifebe deixa escapar vaga na Super Copa Brasil

AD Brusque/FME/Unifebe deixa escapar vaga na Super Copa Brasil


06 de dezembro de 2010
Equipe de vôlei patrocinada pela Unifebe constrói blog

Equipe de vôlei patrocinada pela Unifebe constrói blog


06 de maio de 2011
Edital Unifebe nº 09/06 – Processo Seletivo Docente 2007.1

Edital Unifebe nº 09/06 – Processo Seletivo Docente 2007.1


06 de outubro de 2006
Skip to content