13 de novembro de 2015

Projeto de Sistemas de Informação desenvolve programa de monitoramento para Defesa Civil

O acadêmico Wagner é um dos líderes do projeto

Quando a chuva cai em excesso, os olhos da população de Brusque e região se voltam ao rio Itajaí-Mirim, em busca de informações para a prevenção dos danos causados em consequência das cheias.

Para facilitar o monitoramento de dados e previsões, um grupo de pesquisa Do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE criou um software de Informação para Análises Hidrológicas (SIAH), em parceria com a Defesa Civil. O projeto de iniciação científica é desenvolvido pelos acadêmicos sob a coordenação do professor Pedro Zanchett e do estudante da 6ª fase Wagner Correia.

Com o sistema será possível consultar várias informações, como previsão de subida do rio, identificar períodos mais chuvosos, entre outros dados e relatórios. O programa também informará o nível do rio, que é captado online por meio da leitura das estações de telemetria da Defesa Civil, instaladas em várias regiões de Brusque e nos municípios de Botuverá e Vidal Ramos.

Segundo o acadêmico Correia, as informações captadas pelo SIAH estarão disponíveis no site do órgão e serão importantes para ajudar a tomar decisões sobre as cheias. “Ele trará outra visão dos dados coletados, com relatórios e previsões. Atualmente o site não fornece essas informações de forma mais detalhada. Esse sistema auxiliará nisso”, explica.

Além do site, o acadêmico está envolvido no desenvolvimento do aplicativo “Alerta Brusque” para smartphones e tablets, com informações sobre as cheias e medição do nível do rio. “A diferença entre as informações do site e do celular é que no site serão conteúdos mais técnicos e no celular serão informações mais diretas e rápidas, para a população conseguir se informar com agilidade sobre o que está acontecendo”, conta o estudante.

O aplicativo “Alerta Brusque” será lançado na próxima quarta-feira, 18 de novembro, às 18h30 no auditório do bloco C. O evento contará com a participação da Defesa Civil. O app poderá ser baixado gratuitamente e ajudará a comunidade a acompanhar a situação das enchentes e cotas de ruas em nossa região.

A versão beta do SIAH pode ser conferida no link http://siah.unifebe.edu.br/

Imagens do applicativo para smartphones Imagens do applicativo para smartphones Imagens do applicativo para smartphones

Texto: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br | 47-3211-7223