21 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Projeto desenvolvido no Colégio UNIFEBE é destaque em publicação estadual

Iniciativa foi apresentada durante período de intercâmbio de estudantes na Alemanha

A proposta de reciclagem de itens do lixo doméstico, desenvolvida por estudantes do Colégio UNIFEBE foi tema de uma publicação na edição de setembro do jornal do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe-SC). O projeto, desenvolvido em parceria com a escola de Educação Básica Municipal Anna Othília Schlindwein, de Guabiruba, foi apresentado durante o intercâmbio de estudantes na Alemanha, em julho.

Pelo projeto, turmas de 6º ano fizeram a coleta e separação do material ao longo de uma semana. Eles também receberam orientações de alunos que participariam do intercâmbio, fizeram a classificação do material e os dados viraram tema de um trabalho de iniciação científica.

Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a publicação do Sindicato é motivo de orgulho para a instituição e o projeto poder servir de base para outras ações. “É um reconhecimento importante do Sinepe, tendo em vista a participação de escolas particulares de todo o estado e sermos uma das ações selecionadas para estar na publicação, engrandece nossa ação”, afirma. “Com certeza, é uma iniciativa que conseguiu impactar na conscientização dos estudantes envolvidos e que, embora demande esforços, é exequível em outras escolas”.

A Presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), professora Rosemari Glatz enfatiza a crescente demanda por ações que envolvam a conscientização quanto à sustentabilidade no mundo. Para Rosemari, que também é reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), o engajamento de estudantes em ações de sustentabilidade desde o começo de sua formação promove a mudança de hábitos, inclusive da família, e o compartilhamento de ações como esta favorece e estimula o intercâmbio de boas iniciativas.

“Orgulhamo-nos de ver um trabalho que envolve tantos estudantes e famílias sendo reconhecido. A proposta já impactou positivamente nas populações de Brusque e Guabiruba, e foi compartilhada com nossas escolas parceiras no Distrito de Karlsruhe, na Alemanha. Agora, com a publicação da experiência em Santa Catarina, temos a rica oportunidade de ser exemplo e estimular outras escolas por alternativas educacionais que envolvem a redução da produção de lixo nas residências e a reciclagem de itens do lixo doméstico”, afirma.

Semana Acadêmica de Engenharia de Produção e Mecânica destaca habilidades e tecnologia

01 de junho de 2015
UNIFEBE sedia Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural