12 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Projeto do Colégio UNIFEBE busca valorização das pessoas idosas e resgate de tradições familiares

Serão desenvolvidas diversas ações e haverá integração com cursos de graduação da UNIFEBE

Com o objetivo de valorizar os idosos e resgatar tradições familiares que atravessam gerações, o Colégio UNIFEBE lançou o “Projeto Bem-Viver e Con(viver)”, com foco na valorização da cultura e dos costumes por meio de narrativas, a iniciativa busca fortalecer os laços e promover um diálogo enriquecedor entre diferentes gerações. O projeto foi idealizado pelas professoras Luzia de Miranda Meurer, psicóloga da instituição, Suy Mey Schumacher Moresco e Tatiane Marques Moresco.

Algumas ações já foram desenvolvidas: os alunos do 2º ano participaram de bate-papos sobre a terceira idade e o processo de envelhecimento com o Conselheiro do Conselho Estadual do Idoso Fábio Marcelo Matos e com a senhora Clarice Schlindwein, avó da aluna Isabelly Scalvim. Participaram da conversa profissionais de distintas áreas. “Está sendo muito interessante estudar sobre esse assunto e entender o processo do envelhecimento. Ter levado minha avó até o colégio para conversar com profissionais da área e colegas foi muito legal. Foi uma experiência necessária para compreendermos melhor tudo que nos é passado em sala de aula”, opina Isabelly.

“As pessoas idosas desempenham um papel fundamental na sociedade. Com uma vida repleta de experiências e aprendizados, elas são fontes inestimáveis de sabedoria e conhecimento. Além disso, essas pessoas também desempenham um papel importante na preservação da cultura e da tradição. Ao longo dos anos, muitos dedicaram sua vida à família e à comunidade, passando valores e ensinamentos para as gerações futuras”, afirma a professora Luzia.

Entre as ações planejadas para o projeto estão interações com cursos de graduação da UNIFEBE. O curso de Direito, por exemplo, poderá discutir e conscientizar sobre os direitos dos idosos, bem como as diversas formas de violência que essa parcela da população pode enfrentar. Palestras, debates e atividades práticas serão realizadas para disseminar o conhecimento e incentivar uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as idades.

Além disso, o curso de Publicidade e Propaganda também poderá participar, oferecendo suas competências para capturar as histórias e experiências de vida das pessoas idosas por meio da fotografia. O projeto prevê a possibilidade de sessões fotográficas que retratem essas pessoas e destaquem suas vivências e contribuições para a sociedade. Outra ideia é convidar personalidades da cidade a participar, abordando temas como seu papel ativo na sociedade, a função que desempenhavam, como foi o processo de envelhecimento, a aposentadoria, atuais ocupações, etc.

De acordo com o diretor Leonardo, o Colégio UNIFEBE acredita que a valorização dos idosos é fundamental para a construção de uma sociedade mais humana e solidária. “Esse projeto visa combater o preconceito e a discriminação relacionados à idade, criando um ambiente em que os idosos se sintam respeitados, valorizados e participantes ativos da comunidade, compartilhando suas experiências com os alunos e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem”, garante.

Unifebe realiza reunião sobre Orçamento 2011

14 de dezembro de 2010
Cancelamento da Oferta de cursos de Gestão Comercial e Gestão Empresarial para 2009/1

26 de fevereiro de 2009