notícias colégio
Notícias
23 de dezembro de 2025
por: João Roberge
João Roberge

Projeto Vida Ativa prevê retorno das férias em março

Atividades de 2025 terminaram em novembro; ano teve grande variedade de ações

O Projeto Vida Ativa finalizou suas atividades de 2025 em 24 de novembro e retorna às atividades em março. A iniciativa é destinada a pessoas com 60 anos ou mais da comunidade e oferece, semanalmente, atividades de cultura, educação e lazer.

Um de seus objetivos centrais é combater o isolamento social, que é um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais e emocionais. Os participantes vivenciam ações de integração, acolhimento e autoconhecimento.

Professores e especialistas de diversas áreas contribuem com o projeto ao longo dos anos. A psicóloga e professora Luzia Meurer acompanha as ações. A coordenação é da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPPEX).

Entre viagens, oficinas, bate-papos e palestras, relembre alguns dos principais eventos do Projeto Vida Ativa em 2025.

Viagem a Laguna

Em junho, as integrantes do projeto visitaram Laguna, município histórico no Litoral Sul de Santa Catarina. O grupo conheceu o Centro Histórico tombado, o Museu de Anita Garibaldi, o Marco de Tordesilhas e a prática da pesca artesanal com o auxílio dos botos.

A experiência proporcionou momentos de aprendizado, lazer e conexão com a história e as tradições locais, além de impactos positivos na saúde emocional e nas relações interpessoais das participantes.

As atividades do semestre foram encerradas em julho, com o bate-papo “A identidade da mulher madura”, conduzido pela psicóloga Andréia Schaadt. A conversa foi focada nos desafios e potenciais dessa etapa da vida, com 60 anos ou mais.

Reflexões

Em agosto, a psicóloga Luzia Meurer, coordenadora do Projeto Vida Ativa, ministrou a oficina Travessias do Ser: Entre o Ontem e o Amanhã, para abrir as atividades do segundo semestre. “Foi uma alegria perceber o envolvimento de cada uma. O brilho nos olhos, os sorrisos e as palavras compartilhadas revelaram a força da conexão e do cuidado mútuo que desejamos cultivar ao longo desta caminhada”, salienta.

Influência do ambiente

Uma aula especial com o tema “Arquitetura e Bem-Estar: um olhar sobre como o ambiente influencia a qualidade de vida” mobilizou o projeto em novembro. A arquiteta Shirley Archer Loos apresentou reflexões sobre a importância dos espaços de convivência para o conforto, a saúde e o bem-estar, especialmente na maturidade.

Durante a aula, Shirley destacou que uma casa vai além de sua estrutura física: ela se transforma em lar quando guarda histórias, memórias e afetos que reforçam a identidade e o pertencimento. A arquiteta apresentou conceitos essenciais da arquitetura residencial que contribuem para o bem-estar, como iluminação natural e artificial adequadas, ventilação, layout funcional, escolha de materiais, paleta de cores e o uso do design biofílico, abordagem que aproxima o ser humano da natureza e favorece o equilíbrio emocional.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE projeta Doutorado Interinstitucional em parceria com a Udesc
Formação

UNIFEBE projeta Doutorado Interinstitucional em parceria com a Udesc


14 de março de 2024
Semana de Design de Moda destaca memória afetiva em desfile acadêmico
UNIFEBE

Semana de Design de Moda destaca memória afetiva em desfile acadêmico


06 de dezembro de 2016
Alunos de Administração apresentam trabalhos no Auditório

Alunos de Administração apresentam trabalhos no Auditório


14 de junho de 2011
Skip to content