notícias colégio
Notícias
09 de outubro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Projeto Vida Ativa realiza oficina de arte Ikebana

Workshop apresentou tradicional arte japonesa de arranjos florais

As participantes do projeto Vida Ativa do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE vivenciaram, durante a oficina ministrada pela psicóloga Cristina Kortmann, a tradicional arte japonesa de arranjos florais. Intitulada de Arte Ikebana, a técnica preconiza a vivificação floral por meio de arranjos, sendo considerada uma forma de meditação e expressão artística.

No workshop, a psicóloga e instrutora da arte compartilhou sua experiência, explicando o significado simbólico e espiritual por trás de cada arranjo, que busca criar harmonia entre o homem, a natureza e o universo. “A prática da Ikebana procura harmonizar as relações do indivíduo com a natureza e desenvolver a sua sensibilidade. Pode ser vista como um caminho que leva ao autoconhecimento e ao aprimoramento pessoal”, elucidou Cristina.

A oficina integrou o cronograma de encontros do Vida Ativa, projeto da UNIFEBE que visa promover a saúde física e mental na maturidade. “Foi uma oportunidade para aprender sobre harmonia e o princípio do equilíbrio em busca da beleza estética, mas também para experimentar a conexão emocional e espiritual que as flores podem proporcionar. Estamos empolgadas para aplicar esses ensinamentos em futuras criações”, destacou a participante do Vida Ativa, Norma Neumann Donesky.

A psicóloga e uma das professoras do projeto, Luzia Meurer, ressalta que as ações do Vida Ativa, como as atividades culturais, recreativas e de autocuidado, reforçam a importância de manter o corpo e a mente em constante movimento, durante todas as fases da vida. “A Ikebana, com sua ênfase no contato com a natureza e no cultivo da atenção plena, alinha-se perfeitamente com os objetivos do projeto, oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, relaxamento e reflexão”.

Para a supervisora do projeto, Angela Sikorski Santos, oficinas como a da Arte Ikebana são importantes ferramentas para a saúde mental e emocional das participantes. “Por meio da prática de arranjos florais, elas puderam aprender uma nova habilidade artística e experimentar uma forma de reconexão com o ambiente e com elas mesmas, reforçando a importância de um avanço ativo e equilibrado na idade”, conclui.

Confira algumas fotos da oficina:

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Casa de Brusque e UNIFEBE firmam parcerias

Casa de Brusque e UNIFEBE firmam parcerias


10 de setembro de 2013
Futsal estréia na Copa Santa Catarina

Futsal estréia na Copa Santa Catarina


10 de março de 2006
Acadêmicos Intercambistas da UNIFEBE retornam da Alemanha
Cultura

Acadêmicos Intercambistas da UNIFEBE retornam da Alemanha


11 de julho de 2017
Skip to content