As integrantes do projeto Vida Ativa da UNIFEBE cumpriram o roteiro pela Rota Holandesa, no estado do Paraná. O roteiro cultural pela região histórica ocorreu no fim do mês de julho e contou com visitas ao Parque Histórico de Carambeí, onde conheceram construções de madeira, moinhos de vento e centros gastronômicos voltados à culinária holandesa.
Para Lilian Noriller Tholl, o projeto é uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida. “Vida Ativa é unir conhecimento, lazer, amizade, é uma dose de alegria”, descreve. A avaliação é semelhante à da participante Eliane Marin, que destaca os benefícios da iniciativa na sua rotina. “O projeto nos faz ser ativas, buscando conhecimentos, amizades e experiências boas”, indica.
Durante o roteiro pelo museu ao ar livre, as participantes conheceram mais sobre a herança cultural dos imigrantes holandeses que se estabeleceram na região. Na avaliação da psicóloga Luzia Meurer, o projeto cumpre a sua missão de proporcionar qualidade de vida e bem-estar para suas participantes.
A supervisora do projeto, Angela Sikorski Santos, ressaltou a importância de proporcionar experiências enriquecedoras aos participantes e o foco da iniciativa em promover atividades que incentivem o bem-estar físico, emocional e social.
“O Vida Ativa é estar em busca de novos conhecimentos, lugares, amizades, promovendo o engajamento contínuo em atividades que estimulem não somente o corpo e a mente, como também a conservação de uma rede social. Vida Ativa na melhor idade é fundamental para garantir uma maior autoestima e qualidade de vida”, descreve.