As participantes do projeto Vida Ativa da UNIFEBE visitaram, no mês de junho, a cidade histórica de Laguna. No litoral sul catarinense, o grupo conheceu o Centro Histórico tombado, o Museu de Anita Garibaldi, o Marco de Tordesilhas e a prática da pesca artesanal com o auxílio dos botos. No passeio, o Vida Ativa visualizou de perto a herança histórica e cultural do município, conhecido por sua arquitetura colonial, pelo icônico Farol de Santa Marta e por ser o berço da heroína Anita Garibaldi.
A experiência proporcionou momentos de aprendizado, lazer e conexão com a história e as tradições locais, além dos impactos positivos na saúde emocional e nas relações interpessoais das participantes, destaca a psicóloga Luzia Meurer, que acompanha o projeto. “Mais do que uma atividade cultural, essa visita foi uma oportunidade de fortalecer vínculos, despertar memórias afetivas e promover a sensação de pertencimento. A socialização em um ambiente de troca e acolhimento contribui diretamente para o bem-estar e a autoestima na maturidade”, enfatiza.
Mesmo já conhecendo Laguna, Rosali Aparecida Martinenghi revela que a visita acompanhada de um guia foi essencial para descobrir mais sobre a história e a cultura do local. “A viagem para Laguna foi muito interessante. Apesar de já ter ido à cidade anos atrás, a visita com um guia foi muito boa, pois ele explicou muito bem sobre a história. Além disso, aprendemos mais sobre Anita Garibaldi, o Tratado de Tordesilhas, passeamos pela cidade e acompanhamos de perto como funciona a pesca artesanal e a sintonia dos pescadores com os botos”, conta Rosali.
O Vida Ativa
Destinado à comunidade acadêmica e externa com 60 anos ou mais, o Projeto Vida Ativa oferece, semanalmente, encontros com atividades educativas, culturais e de lazer. “O Projeto Vida Ativa é um espaço de contínua aprendizagem. A visita à cidade de Laguna ampliou os horizontes das participantes, permitindo que elas vivenciassem a história de forma concreta e significativa. Esse tipo de experiência reforça o compromisso da UNIFEBE com a formação integral e o protagonismo da pessoa idosa”, destaca a supervisora do projeto, Angela Sikorski Santos.
A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPPEX) e conta com a participação de professores e especialistas de diversas áreas. “O Vida Ativa é uma iniciativa que promove o envelhecimento ativo, contribui para uma sociedade mais acolhedora e saudável e fortalece o compromisso da nossa instituição com a comunidade, por meio da educação e da cultura”, conclui a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.