19 de março de 2024
Marcelo Gouvêa

Projetos premiados pelo IAB são apresentados em Aula Magna na UNIFEBE

Encontro foi organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo

A Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e arquitetos reconhecidos na Premiação IAB 2023 – Luiz Antônio Medeiros da Silva. Durante a programação, eles puderam detalhar sobre suas criações e esclarecer dúvidas de acadêmicos sobre cada trabalho selecionado.
O evento foi descrito pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, como parte de uma noite importante e de aprendizagem, pela possibilidade de contato com os projetos premiados pelo órgão nacional. Ele ressaltou o histórico de alto desempenho e avaliações do curso, assim como os investimentos feitos em infraestrutura e qualificação de professores.

“É uma noite muito importante, para os alunos é um momento de muita aprendizagem. Nosso curso de Arquitetura e Urbanismo é bastante consolidado, nota máxima no MEC, já foi nota quatro no Enade, temos professores envolvidos em grandes projetos na cidade, como o Plano Diretor de Brusque”, destacou. O pró-reitor ainda reforçou a importância de programações, como a organizada para o futuro dos acadêmicos. “Este é o momento para que vocês, futuros arquitetos, consigam enxergar e já verificar dentro do universo da arquitetura, qual área querem se especializar, aprimorar suas experiências profissionais”.

Ao todo, a participação catarinense na competição do IAB contou com 28 projetos inscritos, em quatro diferentes categorias, segundo a vice-presidente do IAB- SC, Aretha dos Santos, que acompanhou a programação na UNIFEBE. “É um esforço coletivo dos núcleos e da diretoria estadual de trazer os arquitetos de Santa Catarina para este destaque como arquitetura nacional e conceito”, descreve. “Uma das nossas intenções como diretoria é trazer os estudantes para as atividades do IAB, como cursos, palestras e concursos, que são algumas das frentes que o instituto sempre atuou para dar destaque a estes projetos”.

Desmistificando áreas
Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, as atividades realizadas representam um momento relevante na formação dos acadêmicos. Ele destaca também a possibilidade de interação dos futuros profissionais com arquitetos de níveis de experiência variados.

“Acredito que estas atividades são extremamente importantes, por permitirem aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, conhecer sobre as visões de profissionais que têm um bom desempenho no que diz respeito aos seus projetos e possam se espelhar no processo criativo, em um profissional de renome”.

Para a acadêmica Letícia Cardoso Knelsen, da 5ª fase de Arquitetura e Urbanismo, a noite serviu para conhecer mais sobre o processo de participação nos concursos, a logística adotada pelos escritórios, a divisão das tarefas ao longo dos projetos. Ela salienta a troca de experiências e conhecimentos proporcionada pela programação.

“A apresentação de projetos premiados, para nós acadêmicos, proporciona inúmeras aprendizagens. Pudemos apreciar obras muito bem elaboradas, estratégias urbanísticas, bem como a importância do domínio do estudo do entorno do local do projeto, diversas técnicas construtivas, materiais, tendências e algo que é muito importante: o respeito e conhecimento máximo sobre as pessoas que irão utilizar o local”, descreve.

Mais de 500 crianças poderão ser apadrinhadas nesta edição do Natal Solidário UNIFEBE
Universidade Comunitária

31 de outubro de 2023