notícias colégio
Notícias
18 de outubro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Propostas pedagógicas com foco em sustentabilidade são transformados em exposição por acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE

Exposição Árvore é Vida integrou a Semana ODS na Prática

As sequências didáticas elaboradas pelos acadêmicos da 6.ª e 7.ª fases do curso de Pedagogia para trabalhar a sustentabilidade com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram transformadas na exposição “Árvore é Vida”. Os trabalhos expostos na Semana ODS na Prática apresentaram ideias sustentáveis a serem desenvolvidas com as crianças nas escolas da educação básica.

A professora do Componente Curricular Planejamento e Avaliação, Luciane Rosa, explica que a metodologia envolveu planejar uma sequência didática para trabalhar a temática, contemplando uma pesquisa sobre árvores ou plantas nativas, ou exóticas. Bem como, com base nos dados, elaborar uma ficha taxonômica de cada espécie; para, finalmente, criar o produto sustentável possível de ser desenvolvido na escola.

“Atualmente, discute-se nos grupos de pesquisas educacionais do Brasil sobre a educação das crianças na relação com a natureza para terem saúde física e emocional, e a educação para emergências planetárias. Portanto, planejar aulas, envolvendo os elementos naturais e recursos sustentáveis será, cada vez mais, uma habilidade que os pedagogos terão que desenvolver devido às demandas da educação e das escolas, as quais já estão enfrentando a necessidade de escolas sustentáveis e consciência ambiental”, acrescenta a professora Luciane.

Em grupos, os acadêmicos desenvolveram as propostas conforme os objetos do conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular da rede municipal de Brusque. Após a finalização dos trabalhos, os grupos apresentaram em sala para a turma as suas criações com os respectivos objetivos, como jogos e brinquedos pedagógicos com diferentes elementos das árvores e plantas.

A araucária foi a árvore utilizada pelas acadêmicas Thalita Gabriela Dias Ramos e Mariah Wiederkehr Tisse, para trabalhar com as crianças questões como sustentabilidade, cultura regional e a preservação das árvores nativas de Santa Catarina. As estudantes transformaram os galhos secos de araucária em um jogo da velha sustentável.

“O maior desafio foi simplificar o conceito de sustentabilidade de uma forma que as crianças pudessem entender e se interessar. Tivemos que pensar em como tornar o jogo visualmente atraente e divertido, mas sem perder o foco educativo. Desse modo, a atividade nos ajudou a pensar em maneiras criativas de ensinar sustentabilidade às crianças, usando a realidade local”, revela Thalita. Sobre a importância da atividade para a futura pedagoga, a acadêmica acrescenta que a experiência contribuiu para melhorar no planejamento e na adaptação de atividades. “Reforçando a importância de trabalhar temas ambientais desde cedo”, afirma.

Árvore é Vida

Para transformar os trabalhos em exposição, os estudantes contaram com o apoio da presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, professora Tamily Roedel, do engenheiro florestal Carlos Alberto de Souza, além de utilizar como base o Inventário Florestal de Santa Catarina.  “A educação florestal desperta a consciência para a importância das florestas como reguladoras do ciclo hidrológico e habitat para diversas espécies, sendo fundamental para a formação dos acadêmicos de Pedagogia”, avalia a professora Tamily. Todo o suporte técnico especializado contribuiu para a elaboração de um portfólio de 25 fichas taxonômicas de espécies, o qual ficará disponível, digital e fisicamente, para construções de planos de aulas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia.

A abordagem da sustentabilidade em diferentes componentes curriculares do curso é um tema transversal, buscando formar professores atuantes a favor de escolas sustentáveis e capazes de abordarem a sustentabilidade nas discussões referentes às infâncias nas emergências climáticas planetárias. Para isso, alguns estudos se desenvolveram no curso, como dos autores Ailton Krenak, Richard Louv e Lea Tiriba. “A exposição tratou de um tema fundamental na formação das futuras professoras, a sustentabilidade como conceito base na educação, desde a concepção à didática, no que se refere às propostas de elaboração de planos de aula que contemplem os objetivos de aprendizagem e as atividades a serem desenvolvidas com as crianças, tendo como elemento norteador a sustentabilidade”, avalia a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Tecnologia em Produção Têxtil renova reconhecimento

Curso de Tecnologia em Produção Têxtil renova reconhecimento


29 de julho de 2008
Professora apresenta pesquisa em evento internacional de Psicologia
UNIFEBE

Professora apresenta pesquisa em evento internacional de Psicologia


24 de abril de 2018
Coro da Unifebe abre inscrições para novos integrantes

Coro da Unifebe abre inscrições para novos integrantes


21 de julho de 2009
Skip to content