As sequências didáticas elaboradas pelos acadêmicos da 6.ª e 7.ª fases do curso de Pedagogia para trabalhar a sustentabilidade com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram transformadas na exposição “Árvore é Vida”. Os trabalhos expostos na Semana ODS na Prática apresentaram ideias sustentáveis a serem desenvolvidas com as crianças nas escolas da educação básica.
A professora do Componente Curricular Planejamento e Avaliação, Luciane Rosa, explica que a metodologia envolveu planejar uma sequência didática para trabalhar a temática, contemplando uma pesquisa sobre árvores ou plantas nativas, ou exóticas. Bem como, com base nos dados, elaborar uma ficha taxonômica de cada espécie; para, finalmente, criar o produto sustentável possível de ser desenvolvido na escola.
“Atualmente, discute-se nos grupos de pesquisas educacionais do Brasil sobre a educação das crianças na relação com a natureza para terem saúde física e emocional, e a educação para emergências planetárias. Portanto, planejar aulas, envolvendo os elementos naturais e recursos sustentáveis será, cada vez mais, uma habilidade que os pedagogos terão que desenvolver devido às demandas da educação e das escolas, as quais já estão enfrentando a necessidade de escolas sustentáveis e consciência ambiental”, acrescenta a professora Luciane.
Em grupos, os acadêmicos desenvolveram as propostas conforme os objetos do conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular da rede municipal de Brusque. Após a finalização dos trabalhos, os grupos apresentaram em sala para a turma as suas criações com os respectivos objetivos, como jogos e brinquedos pedagógicos com diferentes elementos das árvores e plantas.
A araucária foi a árvore utilizada pelas acadêmicas Thalita Gabriela Dias Ramos e Mariah Wiederkehr Tisse, para trabalhar com as crianças questões como sustentabilidade, cultura regional e a preservação das árvores nativas de Santa Catarina. As estudantes transformaram os galhos secos de araucária em um jogo da velha sustentável.
“O maior desafio foi simplificar o conceito de sustentabilidade de uma forma que as crianças pudessem entender e se interessar. Tivemos que pensar em como tornar o jogo visualmente atraente e divertido, mas sem perder o foco educativo. Desse modo, a atividade nos ajudou a pensar em maneiras criativas de ensinar sustentabilidade às crianças, usando a realidade local”, revela Thalita. Sobre a importância da atividade para a futura pedagoga, a acadêmica acrescenta que a experiência contribuiu para melhorar no planejamento e na adaptação de atividades. “Reforçando a importância de trabalhar temas ambientais desde cedo”, afirma.
Árvore é Vida
Para transformar os trabalhos em exposição, os estudantes contaram com o apoio da presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, professora Tamily Roedel, do engenheiro florestal Carlos Alberto de Souza, além de utilizar como base o Inventário Florestal de Santa Catarina. “A educação florestal desperta a consciência para a importância das florestas como reguladoras do ciclo hidrológico e habitat para diversas espécies, sendo fundamental para a formação dos acadêmicos de Pedagogia”, avalia a professora Tamily. Todo o suporte técnico especializado contribuiu para a elaboração de um portfólio de 25 fichas taxonômicas de espécies, o qual ficará disponível, digital e fisicamente, para construções de planos de aulas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia.
A abordagem da sustentabilidade em diferentes componentes curriculares do curso é um tema transversal, buscando formar professores atuantes a favor de escolas sustentáveis e capazes de abordarem a sustentabilidade nas discussões referentes às infâncias nas emergências climáticas planetárias. Para isso, alguns estudos se desenvolveram no curso, como dos autores Ailton Krenak, Richard Louv e Lea Tiriba. “A exposição tratou de um tema fundamental na formação das futuras professoras, a sustentabilidade como conceito base na educação, desde a concepção à didática, no que se refere às propostas de elaboração de planos de aula que contemplem os objetivos de aprendizagem e as atividades a serem desenvolvidas com as crianças, tendo como elemento norteador a sustentabilidade”, avalia a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann.