22 de maio de 2024
Marcelo Gouvêa

Quinze trabalhos do Colégio UNIFEBE participam da FEBIC

Pomerode recebe a etapa presencial da edição 2024 do evento

Entre os 615 trabalhos selecionados para competir na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) de 2024, quinze serão de estudantes do Colégio UNIFEBE. A participação reforça a tradição da instituição na competição, que já foi reconhecida com premiações na edição anterior do evento.

Os trabalhos participam, inicialmente, da edição virtual da feira, na qual serão avaliados nos critérios, tais como evidência da aplicação do método científico ou de engenharia; a clareza na dissertação das ideias no plano de pesquisa, originalidade da pesquisa e relevância, além da adequação e coerência das referências que fundamentam a proposta de pesquisa.

Coordenadora de Projetos do Colégio UNIFEBE, a professora Simone Sobiecziak, reconhece a qualidade dos trabalhos apresentado e celebra o número de propostas participantes da edição 2024 da FEBIC. Neste ano, ela, além dos professores Heitor Paloschi, Guilherme Augusto Hilário Lopes e Gabriela Rovassine orientam os trabalhos.

“Todos os nossos projetos foram aprovados e temos grandes expectativas para as próximas etapas. Será uma banca virtual e a etapa final é a presencial, que será em Pomerode, em setembro. Parabenizo todos os alunos e alunas classificados, tenho a certeza de que essas experiências pelas quais eles estão passando e irão passar trarão muito desenvolvimento e conquistas pessoais e acadêmicas para eles” afirma.

Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a participação na feira serviu de estímulo para a produção de conhecimento e dedicação dos estudantes por trabalhos mais elaborados. O reconhecimento da primeira participação, de acordo com ele, soma-se com a vontade motivação dos estudantes para essa nova edição.

“Nosso resultado foi tão positivo, em termos de premiação, mas também de empenho dos alunos. Percebemos que eles ficaram muito entusiasmados com a participação e com e essa forma de produzir conhecimento, então estendemos a iniciação científica para outras áreas”, relata o diretor. “Na medida em que se tem uma avalição externa e não é só o trabalho visando uma nota, mas a participação em um evento com outros estudantes, de outras partes do país, olhando seus trabalhos também, cria uma responsabilidade maior”, descreve.

Os participantes:
1 – Caixa automatizada para abelhas sem ferrão
2 – A crise dos recifes e o coral-sol: A dupla ameaça ao ambiente recifal brasileiro
3 – Alfabetização de jovens e adultos: Jogos digitais como ferramenta de aprendizagem e motivação
4 – Construindo com consciência: A jornada do óleo de cozinha até o bioconcreto
5 – Eco visão: Armações de óculos para a comunidade, feitas com esponjas recicladas
6 – Eu ouvi esse livro: A democratização do acesso à literatura para pessoas com deficiência visual por meio do audiolivro
7 – Impactos da preservação do patrimônio arquitetônico de Brusque no desenvolvimento sustentável: Uma análise de identidade, economia e meio ambiente
8 – NanoPura: Desenvolvimento de um sistema avançado de filtração com nanopartículas de prata para purificação de água
9 – Os efeitos do uso abusivo de aparelhos eletrônicos na infância
10 – Os impactos das redes sociais na formação da identidade
11 – Quem cuida de quem cuida: Um olhar sobre a Rede Feminina de combate ao câncer