12 de abril de 2013

Reitor da UNIFEBE participa de reunião com senador Paulo Bauer sobre as Comunitárias

Esta semana o reitor Günther Lother Pertschy do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participou de uma reunião com o senador Paulo Bauer (PSDB), relator da Comissão responsável pela aprovação do Projeto de Lei 7639/2010, que estabelecerá requisitos legais que definam, qualifiquem e fixem as finalidades e as funções das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) na Constituição Federal.

Também estiveram presentes os reitores das instituições que compõem o Sistema da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Maurício Fernandes Pereira.
“O senador demonstrou apoio incondicional à situação das Comunitárias em Brasília”, contou o reitor ao retornar a Brusque.

Como atuam as Comunitárias do Sistema Acafe

Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, constituem autênticas instituições públicas não estatais em favor da inclusão social e do desenvolvimento do país e reinvestem todos os resultados na própria atividade educacional. O envolvimento direto da comunidade acontece por meio dos conselhos e na própria gestão, que é democrática.

O segmento das comunitárias em Santa Catarina é constituído por 15 Instituições de Ensino Superior. Esse modelo contribui muito para que o Estado apresente um dos melhores índices de desenvolvimento humano, e ocupe o segundo lugar em matrículas na educação superior no Brasil.

Hoje, mais de 170 mil alunos estudam nas Comunitárias, são mais de 9 mil professores, a maioria mestres e doutores e quase 8 mil funcionários.

As fundações educacionais instituídas por municípios catarinenses ou pelo Estado de Santa Catarina respondem por mais de 70% das matrículas em cursos de graduação superior no Estado.

Mais informações:

Foto: Diego Redel
Texto: Elizandra Damasceno

Proppex e SOAE realizam atendimento em novo horário

22 de março de 2010
Matrículas abertas para o Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio no Colégio UNIFEBE
Destaque

27 de setembro de 2022