30 de abril de 2015

Reitor da UNIFEBE volta a Brasília para tratar sobre o FIES

O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Günther Lother Pertschy esteve em Brasília na terça-feira, 28, representando o presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, Aristides Simadon, para tratar questões referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.

Junto com os representantes da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE, Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, Pertschy participou de uma audiência com o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, onde foram apresentadas diversas reivindicações e sugestões para solução em curto prazo os diversos problemas encontrados no FIES 2015.

Na oportunidade os reitores entregaram ao ministro um dossiê contendo documentos de todas as propostas encaminhadas até o momento ao MEC/FNDE para a superação dos problemas encontrados até o momento sem êxito e sem resposta.

“O encontro foi cordial e renovou as esperanças dos diversos reitores presentes na audiência para uma solução rápida e definitiva. O ministro demonstrou conhecer a realidade das universidades comunitárias e reconheceu as dificuldades encontradas pelos acadêmicos ao renovar e contratar novos financiamentos”, relata o reitor.

De acordo com ele, o ministro enfatizou a preocupação da presidenta Dilma Roussef quanto à questão do Fies. “Foi acordado que Rossetto faria contato pessoal com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para agilizar as soluções necessárias. Nossa expectativa é que as tratativas não sejam conduzidas como foram até então, pois entendemos que a realidade atual prejudica os estudantes, compromete a sustentabilidade das universidades, enfraquece e desestabiliza as políticas públicas educacionais”, destaca.

Até o momento, aproximadamente 30% dos alunos das instituições de ensino brasileiras que aderiram ao Fies ainda não conseguiram aditar seus contratos. O prazo para a solicitação de novos contratos do FIES termina nesta quinta-feira, 30. O Ministério da Educação – MEC prorrogou até 29 de maio o prazo para o aditamento de contratos dos alunos que já possuem FIES.

Relembre

No fim do mês de fevereiro, o reitor Pertschy esteve em Brasília acompanhando a delegação da ACAFE , onde atua como membro do conselho deliberativo, para tratar do assunto e outros assuntos referentes às universidades comunitárias. Na ocasião o grupo se reuniu com deputados federais e senadores catarinenses.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Eventos da Semana – De 13 a 18 de maio