O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Günther Lother Pertschy e o professor Raul Otto Laux aprovaram artigo no maior evento sobre gestão universitária o XIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. O tema do trabalho aprovado foi Internacionalização da educação superior: utopia ou marketing pós-moderno? O caso Brasil.
O evento é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), em parceria com a Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), Associação de Especialistas em Gestão da Educação Superior (AEGES), Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Universidad Tecnologica Nacional (UTN), Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC), Universidade Nacional de Caaguazú (UCA), Universidad Veracruzana (UV), e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O tema central do colóquio foi o “Desempenho Acadêmico e Eficácia Social da Universidade”. Este ano o evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 a 29 de novembro.
Por conta da agenda da reitoria Perstschy não pôde comparecer ao evento que foi prestigiado por Laux.
O colóquio
As áreas temáticas abordadas durante os três dias foram: Desempenho acadêmico e evasão, Análise de políticas públicas para a educação superior, Educação superior não universitária e sua relação com a Universidade, Estruturas universitárias e de governo, Perspectivas e mudanças nas instituições de educação superior e suas relações com a sociedade, Virtualização da educação superior, Internacionalização da educação superior, Carreira docente e avaliação de desempenho, Sistemas de informação e tomada de decisão e Impacto social e eficácia da Universidade.
Estiveram presentes ao evento autoridades nacionais e internacionais, reitores, decanos, pró-reitores, secretários, gerentes de projeto, pesquisadores e professores, representando os países Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social