notícias colégio
Notícias
07 de julho de 2011

Reitor faz balanço da viagem a Portugal

O reitor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Günther Lother Pertschy, após retornar de Portugal, onde esteve em viagem oficial da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, fala sobre a viagem realizada no fim de junho, possibilidades de parceria e a realidade das universidades portuguesas.

De acordo com ele, foram visitadas diversas universidades, que embora públicas, cobram, no mínimo, mil euros anuais de cada aluno. "Lá as universidades se assemelham a Unifebe: públicas de direito privado. O sistema português é muito interessante, pois há uma participação do governo na gestão, em termos de recursos. Porém, o restante é por conta da universidade. Dessa forma, as instituições buscam parcerias, integração com outras universidades e com a iniciativa privada", revela.

Portugal é um país menor que Santa Catarina, mas com o dobro de população. Muitas coisas em relação à educação mudaram no país por conta do mercado comum europeu. Conforme o reitor, a infraestrutura das universidades portuguesas é fantástica. "Eles desenvolvem muita pesquisa e as universidades ficam em locais históricos e precisam proporcionar uma estrutura de recepção aos turistas", frisa Günther.

Ele também relata que durante a viagem teve contato com alunos da Unibave, de Orleans – SC, que estão há seis meses em Portugal. "Eles não pagam a mensalidade aqui no Brasil, e depois convalidam as disciplinas que cursaram lá. É o que queremos fazer aqui na Unifebe por meio de parcerias", pontua.

Segundo Günther, a viagem foi muito válida, pois além da integração entre reitores, algumas instituições formalizaram convênios e outros foram assinados pela Acafe. "São os acordos guarda-chuvas, como se fala. A Unifebe precisa primeiro se estruturar e regulamentar internamente essa questão para trabalhar dessa forma. Eles interpretam o nosso país como um continente. Para nós Portugal é a porta de entrada da Europa, e não entendo porque a relação entre os países não é maior", complementa.

Texto: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Alunos de Engenharia Civil visitam empresa de reciclagem
Visita técnica

Alunos de Engenharia Civil visitam empresa de reciclagem


13 de outubro de 2016
Empresa de intercâmbio sorteia descontos para alunos da Unifebe

Empresa de intercâmbio sorteia descontos para alunos da Unifebe


03 de setembro de 2008
Processo Seletivo Técnico-Administrativo: Servente – 02/03/2009

Processo Seletivo Técnico-Administrativo: Servente – 02/03/2009


02 de março de 2009
Skip to content