07 de julho de 2011

Reitor faz balanço da viagem a Portugal

O reitor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Günther Lother Pertschy, após retornar de Portugal, onde esteve em viagem oficial da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, fala sobre a viagem realizada no fim de junho, possibilidades de parceria e a realidade das universidades portuguesas.

De acordo com ele, foram visitadas diversas universidades, que embora públicas, cobram, no mínimo, mil euros anuais de cada aluno. "Lá as universidades se assemelham a Unifebe: públicas de direito privado. O sistema português é muito interessante, pois há uma participação do governo na gestão, em termos de recursos. Porém, o restante é por conta da universidade. Dessa forma, as instituições buscam parcerias, integração com outras universidades e com a iniciativa privada", revela.

Portugal é um país menor que Santa Catarina, mas com o dobro de população. Muitas coisas em relação à educação mudaram no país por conta do mercado comum europeu. Conforme o reitor, a infraestrutura das universidades portuguesas é fantástica. "Eles desenvolvem muita pesquisa e as universidades ficam em locais históricos e precisam proporcionar uma estrutura de recepção aos turistas", frisa Günther.

Ele também relata que durante a viagem teve contato com alunos da Unibave, de Orleans – SC, que estão há seis meses em Portugal. "Eles não pagam a mensalidade aqui no Brasil, e depois convalidam as disciplinas que cursaram lá. É o que queremos fazer aqui na Unifebe por meio de parcerias", pontua.

Segundo Günther, a viagem foi muito válida, pois além da integração entre reitores, algumas instituições formalizaram convênios e outros foram assinados pela Acafe. "São os acordos guarda-chuvas, como se fala. A Unifebe precisa primeiro se estruturar e regulamentar internamente essa questão para trabalhar dessa forma. Eles interpretam o nosso país como um continente. Para nós Portugal é a porta de entrada da Europa, e não entendo porque a relação entre os países não é maior", complementa.

Texto: Thayse Helena Machado

Alunos de Engenharia Civil visitam empresa de reciclagem
Visita técnica

Alunos de Engenharia Civil visitam empresa de reciclagem