10 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Reitor participa de mesa redonda na Colômbia

Professor doutor Günther Lother Pertschy esteve de 3 a 5 de setembro na Conferência TICAL e no Encontro Latino-Americano de e-Ciência

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi o tema principal da 8ª edição da Conferência TICAL e do 2º Encontro Latino-Americano de e-Ciência, eventos realizados na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia, em que o reitor da UNIFEBE e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor doutor Günther Lother Pertschy, participou de 3 a 5 de setembro.

Os eventos, que receberam participantes da América Latina, Europa e Estados Unidos, estabeleceram um espaço de intercâmbio de conhecimentos e boas práticas relacionadas ao uso das TIC em áreas consideradas prioritárias, além de explorar o compartilhamento de experiências de implementação de estratégias e soluções de TIC que contribuem para a transformação digital das universidades.

Uma mesa redonda com reitores, organizada pela Organização Universitária Interamericana (OUI), foi um dos momentos mais importantes da Conferência TICAL. Na ocasião debateu-se sobre a transformação digital nas universidades latino-americanas, nas universidades europeias e as estratégias para as instituições latino-americanas.

Participaram do debate, além de Pertschy, a dra. Isabel Ramírez Mejía, reitora da Universidade Unicomfacauca, o secretário-executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp e atuou como moderador Ernesto Chinkes, presidente honorário da Conferência Tical 2018.

Para Pertschy, representar a Acafe e o Brasil numa mesa redonda tão importante foi extremamente relevante. Ele destaca que a UNIFEBE e as universidades do Sistema Acafe são similares a muitas outras instituições da América Latina quanto ao uso da tecnologia e das transformações digitais, além disso a diversidade de informações debatidas tornou o evento “rico” em conhecimentos.

— Tivemos a oportunidade de trocar experiência sobre o uso da tecnologia nas universidades e toda essa transformação que vivenciamos no dia a dia, não só nos sistemas institucionais, mas também no relacionamento com o acadêmico que cada vez é mais tecnológico. Sabemos que as transformações que estão por vir são muito significativas e estamos atentos às adaptações, pois é imprescindível o uso de novos formatos para que a universidade como um todo sobreviva e seja atrativa para o público — enfatiza Pertschy.

Os eventos

O TICAL 2018 e o Encontro Latino-Americano de e-Ciência foram promovidos pela RedClara — instituição responsável pela implementação e manutenção da infraestrutura de rede que interconecta as Redes Nacionais de Educação e Investigação (RNIE) da América Latina, pelo projeto Building the European Link to Latin America (BELLA) — que tem o objetivo de fortalecer a conectividade entre a América Latina e a Europa e pela Rede Nacional Acadêmica de Tecnologia Avançada da Colômbia (RENATA).

Time de basquete patrocinado pela UNIFEBE estreia com vitória

19 de setembro de 2012
Abertas inscrições para concurso cultural sobre sustentabilidade

03 de fevereiro de 2012