notícias colégio
Notícias
11 de dezembro de 2012

Secretário Estadual da Defesa Civil propõe parceria à UNIFEBE

Na manhã desta terça-feira, o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, recebeu a visita do Secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Cesar Althoff e da gerente de Capacitação, Pesquisa e Projeto, do mesmo órgão, Regina Panceri.


O objetivo da visita foi a apresentação de uma proposta de capacitação em Defesa Civil junto às universidades do Estado de Santa Catarina que estão em áreas que já apresentaram situações de risco devido a fatores climáticos.


O projeto foi elaborado levando em consideração que existem locais de Defesa Civil em todos os municípios, mas em sua maioria ainda não estão oficialmente constituídas como Coordenadorias, o que limita o âmbito de autonomia, comprometimento e ações específicas de prevenção e de respostas a desastres.


Regina Panceri ressaltou que uma das dificuldades percebidas refere-se à capacitação, tendo em vista que os técnicos, por não serem concursados, são substituídos quando há alteração no governo local, ou podem ocupar outras funções simultaneamente como, por exemplo, a secretaria de obras.


“Atuar em situações de risco e desastre é algo considerado novo e não dispomos de cursos de graduação nas universidades. Neste sentido, há necessidade de capacitação contínua e a Secretaria de Estado de Defesa Civil preocupada com esta questão, recorre às universidades de Santa Catarina para atuar em parceria, no sentido de proporcionar e ampliar a capacitação em defesa civil”, disse o secretário.


O reitor manifestou-se favorável à ideia e inclusive falou que já colocou a UNIFEBE à disposição do poder público para a capacitação de pessoas que se tornem aptas para atuarem em situações de desastre natural. “A instituição de ensino tem que cumprir seu papel, e nós como somos uma universidade comunitária temos que disponibilizar o conhecimento técnico à comunidade para que futuros acidentes naturais sejam evitados para que a população não sofra”, afirmou.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Reitor realiza palestra sobre a UNIFEBE no Rotary Club de Brusque
UNIFEBE

Reitor realiza palestra sobre a UNIFEBE no Rotary Club de Brusque


24 de outubro de 2014
Dia do Profissional em Turismo

Dia do Profissional em Turismo


30 de setembro de 2005
Comunicado nº 57/11 – Resultado Final para vaga de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico II – Interno

Comunicado nº 57/11 – Resultado Final para vaga de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico II – Interno


10 de agosto de 2011
Skip to content