notícias colégio
Notícias
10 de junho de 2008

Reitora da Unifebe participa de Conferência para a Educação Superior

A reitora da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, participou entre os dias 4 e 6 de junho da CRESConferência Regional para a Educação Superior, realizada na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia. Durante este período, a Instituição ficou sob a responsabilidade do vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein, que assumiu o cargo.


O evento contou com a presença de 3,5 mil pessoas ligadas ao ensino, de 33 países, que participaram de mesas-redondas, debates e conferências. Estiveram em pauta os cenários de mudança que deverão, a partir de agora, orientar os esforços de agentes, instituições e governos para a formulação de novas políticas regionais para a educação superior na América Latina e no Caribe.


O resultado deste esforço está contido na Declaração da CRES 2008. O documento é amplo, mas suas premissas podem basicamente ser sintetizadas pela necessidade de uma maior integração regional, nos campos da investigação científica e da formação de recursos humanos qualificados; a adoção de instrumentos que promovam a inclusão social; o crescimento dos sistemas de educação superior em cada país; o incentivo à cooperação entre os diversos segmentos sociais; a implementação de efetivos instrumentos de cooperação, a fim de evitar a fuga de capital humano ou de “cérebros” para demais países; o respeito à autonomia universitária e o apoio governamental à educação superior.


A CRES 2008 integra a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre a Educação Superior, programada para o próximo ano, em Paris, na França. “A América Latina e o Caribe organizaram o primeiro evento de caráter regional para o próximo fórum mundial de educação superior. Esta atitude pioneira impulsiona e estimula a Unesco a ratificar o encontro mundial”, destaca a diretora do Iesalc – Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe e presidente da CRES 2008, Ana Lúcia Gazzola.


 


Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Daniela Burgonovo


 

Postagens relacionadas

Desempenho acadêmico excepcional pode render bolsa de estudo na UNIFEBE
Bolsas de Estudo

Desempenho acadêmico excepcional pode render bolsa de estudo na UNIFEBE


20 de fevereiro de 2018
Alunos da Unifebe participam de Seminário Internacional

Alunos da Unifebe participam de Seminário Internacional


07 de julho de 2005
Inscrição para projetos sociais e de extensão são prorrogadas

Inscrição para projetos sociais e de extensão são prorrogadas


24 de agosto de 2012
Skip to content