10 de junho de 2008

Reitora da Unifebe participa de Conferência para a Educação Superior

A reitora da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, participou entre os dias 4 e 6 de junho da CRESConferência Regional para a Educação Superior, realizada na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia. Durante este período, a Instituição ficou sob a responsabilidade do vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein, que assumiu o cargo.

O evento contou com a presença de 3,5 mil pessoas ligadas ao ensino, de 33 países, que participaram de mesas-redondas, debates e conferências. Estiveram em pauta os cenários de mudança que deverão, a partir de agora, orientar os esforços de agentes, instituições e governos para a formulação de novas políticas regionais para a educação superior na América Latina e no Caribe.

O resultado deste esforço está contido na Declaração da CRES 2008. O documento é amplo, mas suas premissas podem basicamente ser sintetizadas pela necessidade de uma maior integração regional, nos campos da investigação científica e da formação de recursos humanos qualificados; a adoção de instrumentos que promovam a inclusão social; o crescimento dos sistemas de educação superior em cada país; o incentivo à cooperação entre os diversos segmentos sociais; a implementação de efetivos instrumentos de cooperação, a fim de evitar a fuga de capital humano ou de “cérebros” para demais países; o respeito à autonomia universitária e o apoio governamental à educação superior.

A CRES 2008 integra a agenda preparatória para a Conferência Mundial sobre a Educação Superior, programada para o próximo ano, em Paris, na França. “A América Latina e o Caribe organizaram o primeiro evento de caráter regional para o próximo fórum mundial de educação superior. Esta atitude pioneira impulsiona e estimula a Unesco a ratificar o encontro mundial”, destaca a diretora do Iesalc – Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe e presidente da CRES 2008, Ana Lúcia Gazzola.

Texto: Daniela Burgonovo

Desempenho acadêmico excepcional pode render bolsa de estudo na UNIFEBE
Bolsas de Estudo

Desempenho acadêmico excepcional pode render bolsa de estudo na UNIFEBE