A exposição em frente à Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, no Bloco C, é um convite a visualizar grandes obras de arte de uma maneira diferente. As maquetes, criadas pelos acadêmicos da 2.ª fase de Arquitetura e Urbanismo, são uma releitura de quadros famosos, como a Persistência da Memória, de Salvador Dali, e Quarto em Arles, de Van Gogh. A exposição é fruto de uma atividade realizada no componente curricular de Maquetaria, ministrado pela professora Alexssandra da Silva Fidelis.
“Essa é a primeira maquete que os acadêmicos desenvolveram na Graduação e, para isso, eles precisam entender alguns processos técnicos e desenvolver habilidades. Então, o fato de selecionarem uma obra de arte e depois realizarem uma interpretação dela e aí desenvolverem uma maquete volumétrica inspirada nessa obra de arte, faz com que eles desenvolvam habilidades cognitivas como a linguagem, criatividade e planejamento, por exemplo”, esclarece a professora.
Para chegar ao resultado final, os alunos foram provocados e, instigados a explorar habilidades, encontraram soluções inusitadas para a representação tridimensional das obras de arte. Alguns aspectos técnicos também foram desenvolvidos e a capacidade de planificar e montar as formas, assim como garantir o bom acabamento da maquete, foram essenciais nesta atividade. “É uma atividade bastante técnica, embora o aspecto lúdico se destaque. O resultado fala por si, e a qualidade das maquetes demonstra o comprometimento de cada acadêmico no desenvolvimento do trabalho”, complementa a professora.
A obra Os Girassóis, de Van Gogh, foi retratada pelo acadêmico Juliano Alexandre de Oliveira. O estudante revela que o maior desafio foi representar de uma forma que as pessoas relacionassem a maquete com a obra do artista neerlandês. “Para isso, tomei cuidado de representar as pinceladas marcadas que Van Gogh deixava em seus quadros, tentei trazer de forma leve o papel. Pensando nesse trabalho, vejo o impacto que ele causa na minha futura formação, o qual desde já tomar cuidado e prestar atenção nos detalhes. Além disso, vejo a relevância de relacionarmos arte, criatividade e arquitetura. Com esses três quesitos conseguimos ressignificar e executar grandes projetos”, avalia o acadêmico.
As maquetes criadas pelos estudantes ficarão expostas até no dia 17 de setembro.
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