01 de dezembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Arthur Timm

Resoluções de casos reais são apresentadas pelos acadêmicos de Direito da UNIFEBE na XII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios

Pareceres jurídicos e peças processuais foram apresentadas virtualmente aos escritórios parceiros

Na última quarta-feira (24), acadêmicos, professores e parceiros do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram do XII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios. As resoluções dos casos reais estudados pelos acadêmicos dos níveis III e IV do estágio obrigatório foram apresentadas de modo virtual, e marcaram a conclusão dos estudos realizados no Projeto Integrador deste semestre, desenvolvido em parceria com os escritórios de advocacia de Brusque e Tijucas e com o Departamento Jurídico das lojas Havan.

Nesta edição do Seminário, oito trabalhos com foco no Direito do Trabalho, Administrativo, Ambiental, Processo Civil, Direito das Sucessões, Direito das Obrigações e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), relataram o caminho percorrido até chegar à confecção dos pareceres jurídicos ou de suas respectivas peças processuais.

A coordenadora do NPJ, professora Adriana Bina da Silveira, lembra que os casos reais são encaminhados pelos próprios parceiros, que analisam as ações adotadas pelas equipes e escolhem os de maior repercussão para apresentação. “O Seminário é uma vitrine para os nossos estudantes, que podem mostrar toda a sua evolução ao longo do curso, para os colegas e para o próprio mercado de trabalho”, salienta Bina.

A equipe da acadêmica Marinize Paszko apresentou um caso real sobre Direito de Sucessões. “ Apesar de eu não ter muito contato no dia a dia com esse tema, foi desafiador utilizar meus conhecimentos para apresentar as soluções. Todo apoio dos professores e o material disponibilizado pela própria UNIFEBE foi também essencial para chegarmos ao melhor resultado proposto”, enfatiza Marinize.

Para a coordenadora do curso de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lúcia Mattoso, o Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é um evento que representa a função do Direito na sociedade. “É uma forma de os nossos acadêmicos perceberem que a carreira do advogado é muito ampla e de muita importância. A prova disso é a parceria com os escritórios, que confiam na qualidade do ensino da nossa instituição e na capacidade dos nossos estudantes de propor soluções adequadas a cada caso real”, complementa Anna.

As apresentações do XII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios foram realizadas na modalidade take-home, transmitidas pelo Google Meet, e contaram com a presença de acadêmicos, egressos, professores e profissionais dos escritórios parceiros.

Inscrições abertas para o 4º Seminário Municipal de Adoção

11 de junho de 2012