No último sábado (17), os acadêmicos das 5ªs fases de Pedagogia e Educação Especial da UNIFEBE participaram de uma roda de conversa com a professora e estudiosa dos Livros Informativos, Ariane Truppel. A atividade, proposta pelas professoras Luciane Rosa, Componente Curricular Alfabetização: saberes e práticas I, e Suy Mey Schumacher Moresco, no componente Curricular Língua Portuguesa: saberes e práticas na Educação Especial, objetivou proporcionar aos estudantes uma vivência com os livros informativos.
Para utilizar a literatura como uma possibilidade na Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a professora convidada apresentou o tema e mostrou modelos de sequência didática realizada por ela durante sua pesquisa. Inspirados pelos livros manuseados durante a roda de conversa e divididos em grupos, os estudantes foram instigados a pensar em possíveis ações de serem realizadas com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A atividade resultou na elaboração de uma sequência didática, que foi compartilhada pelos grupos ao término do evento.
“Pensar que somente agora na Graduação que eu e muitos de meus colegas pudemos reconhecer a potência da literatura na vida e no desenvolvimento de todo e qualquer sujeito. Essa palestra, em específico, nos aproximou dos livros informativos, que convidam seus leitores de uma forma muito singular a mergulhar na leitura científica, despertando a curiosidade, a criatividade e sensibilizando para diferentes temas. Além disso, os livros informativos contribuem significativamente para o desenvolvimento do letramento científico e para a formação de leitores críticos e curiosos”, avalia a acadêmica de Pedagogia – Anos Iniciais, Emily Larissa Hipolito Santos.
A ação foi a primeira de uma proposta que envolve ainda a criação de livros informativos pelos acadêmicos e sequências didáticas a partir do livro criado por eles. O objetivo final é que as produções dos estudantes cheguem até as escolas nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
A acadêmica de Educação Especial, Lori Tânia Matter, não conhecia o gênero literário. “Quando a professora Suy Mey relatou, cheguei em casa, pesquisei e já me encantei, fiquei ansiosa pelo dia da apresentação da professora Ariane, que foi maravilhosa em suas falas e explicações. Com toda a certeza um aprendizado que será sim posto em prática, em ideias e em minha atuação com Educação Especial e Psicopedagogia”, destaca Lori.
Para a coordenadora do curso de Educação Especial, professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, a ação organizada em conjunto pelas professoras é importante para ampliar os conhecimentos dos acadêmicos sobre os tipos de livros existentes que auxiliam nos processos de letramento e alfabetização. “A valorização do gênero literário e a percepção de seu uso como instrumento poderoso no processo de alfabetização é fundamental na formação de professores, sobretudo na formação de pedagogos e educadores especiais que vão trabalhar na fase de alfabetização. Hoje, com o avanço das telas, a literatura tem sido menosprezada pelas crianças, sendo preciso ler para elas, contar e construir história com elas, dar a elas o protagonismo em narrativas. É necessário que o professor se encante pela literatura para passar essa paixão para seus alunos, e eventos como esse, promovido pelas professoras Luciane e Suy Mey, são um caminho para esse encantamento”, ressalta a professora.
Essa interação e multidisciplinaridade gerada por meio da atividade, enaltece a coordenadora de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, professora Eliane Kormann, é fundamental para integrar acadêmicos dos cursos que atuarão futuramente juntos nas instituições de ensino. “O projeto Roda de Conversa, desenvolvido pelo curso de Pedagogia, visa esse diálogo constante com profissionais de diferentes segmentos da educação, o que enriquecendo a formação dos futuros professores, e mais, aproxima teoria e prática, uma das políticas de ensino dos Cursos de Licenciatura da UNIFEBE. Esse bate-papo, para além do conhecimento sobre o gênero textual informativo para o aprendizado da leitura e da escrita na fase da alfabetização, possibilitou a interação entre os acadêmicos de Pedagogia e Educação Especial, uma proposta interdisciplinar rica e de muitas trocas e ampliação de ideias”.
Confira as fotos da Roda de Conversa: