23 de junho de 2015

“Rotas do Itajaí” começa a tabular dados para impulsionar turismo em Brusque e região

Após conhecerem os principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro, o grupo de estudos “Rotas do Itajaí” do curso de Administração do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE agora fará a tabulação dos dados coletados de 18 a 21 junho, visando impulsionar o turismo de Brusque e região.

A segunda edição do projeto contou com a participação da coordenadora do “Rotas do Itajaí” Rosemari Glatz, o coordenador de Administração Sidnei Gripa, acadêmicos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Processos Gerenciais, egressos, o secretário de Turismo de Botuverá Jeferson André Mariani e o diretor de Turismo de Guabiruba Sidnei Dematé.

O grupo passou por Petrópolis, onde realizou uma visita técnica às cervejarias Itaipava e Bohemia, e depois assistiu uma palestra com a administradora e presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Camila Thees.

No sábado, 20, foi a vez de explorar a cidade Maravilhosa. Na capital do Rio de Janeiro, os integrantes do projeto visitaram o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã e fizeram um city tour pela cidade.

Tabulação de dados

Com foco voltado em observar as boas práticas do turismo, a viagem de estudo teve sua metodologia estruturada em cinco etapas: pré-viagem, pesquisa de campo, avaliação, sistematização das informações técnicas e disseminação.

Durante as visitas e passeios, o grupo avaliou a qualidade dos serviços prestados, como: hospedagem, transporte, alimentação, preparação, etc.

“No decorrer da viagem de estudos, os participantes registram suas percepções dos espaços e estabelecimentos visitados em um questionário que é especificamente desenvolvido para a viagem”, explica Rosemari.

Para o estudante da 5ª fase de Administração Leandro Fantini, a experiência adquirida durante o projeto irá beneficiá-lo na vida profissional.

“Conhecemos outra realidade, tanto financeira da região, quanto cultural. Uma experiência como essa só foi possível pelo comprometimento de todos. É um conhecimento que irá caminhar conosco pelo resto da faculdade e de nossas vidas, conhecer a Itaipava, Bohemia e a cidade do Rio nos proporcionou uma visão mais detalhada dessa linda cidade que já foi capital de nosso pais”, avalia.

Turismo na região

Para o secretário Mariani o projeto da UNIFEBE é importante por ajudar a impulsionar o turismo da região. “A realidade do Rio de Janeiro é completamente diferente da nossa cidade, comparar 6 milhões de habitantes com 4,5 mil habitantes, mas claro que a gente aproveita muitas informações, já que estamos em fase final de um projeto para reestruturar o turismo em Botuverá”, conta.

Participante do projeto desde a primeira edição, quando o grupo visitou a Serra Gaúcha, o diretor de Turismo de Guabiruba Dematé conta o que já foi aplicado na cidade a partir do “Rotas do Itajaí”.

“Da viagem para a Serra Gaúcha, foi extraída a qualidade do roteiro, tempo de duração e outros detalhes. E no dia 10 de junho, nós lançamos em Guabiruba um roteiro que conta um pouco de cada segmento que temos hoje no município”, conta.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Laboratório de Movimento Humano será inaugurado segunda-feira, 14