29 de julho de 2015

Saúde e segurança pública ganham destaque em Ciclo de Palestras do Governo

A comunidade marcou presença no terceiro encontro do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, realizado na segunda-feira, 27 de julho, no auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Entre os participantes do evento, representantes de órgãos municipais, regionais e estaduais de Saúde, autoridades civis e militares de Brusque e região, professores, acadêmicos e representantes de demais entidades da região.

O primeiro tema do evento, promovido pelo Governo do Estado pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, foi saúde. A palestra, ministrada pelo secretário de Estado João Paulo Kleinubing, apresentou reflexões sobre a organização dos serviços em Saúde e algumas dificuldades enfrentadas pela secretaria.

“Um dos nossos maiores desafios hoje é a questão da rede hospitalar. O Estado tem a rede de atendimento pelo SUS, com 11.700 leitos e que no ano passado tiveram uma taxa de ocupação média de 35%. Ou seja, há uma grande ociosidade nos hospitais e o nosso desafio é fazer o fluxo de paciente funcionar no sistema, de forma adequada, para fazermos com que os hospitais que queiram trabalhar consigam atender as pessoas que aguardam por tratamento. Esse seria o grande desafio da Secretaria e também o que mais temos nos dedicado”, pontuou Kleinubing.

Além desse, temas como a reorganização das Centrais de Atendimento do Samu em uma só central, a otimização permanente dos serviços, a redefinição da rede hospitalar, a melhoria na questão interna dos hospitais, e os processos de judicialização, também foram abordados pelo secretário.

A segunda parte do evento tratou de Segurança Pública. O secretário Adjunto da Segurança Pública do Estado, Aldo Pinheiro D'Ávila falou sobre ações, investimentos e melhorias na área.

“Santa Catarina tem índices invejáveis, comparados a outros estados do país, com relação às taxas reduzidas de homicídios. Outro destaque é na resolução dos crimes, em especial os homicídios, onde o Estado também detém números bem expressivos em nível nacional”, destacou.

Outro importante tema tratado foi referente à necessidade de efetivo policial, em especial para a região de Brusque. “Nos últimos quatro anos ingressaram na área 5.081 profissionais. Se considerarmos que em todo o universo da Segurança Pública temos 18 mil profissionais, o ingresso de mais de 5 mil é um número favorável, só que ao mesmo tempo temos um grande número de efetivo que está se aposentando”, declarou.

Texto: Assessoria SDR/UNIFEBE/ Fotos: SDR
imprensa@unifebe.edu.br