Os efeitos da física no corpo humano foram o foco das experiências apresentadas ao longo do 2.º Fisio Science, do curso de Fisioterapia da UNIFEBE. A atividade envolveu acadêmicos da 2.ª fase do curso e contou com a avaliação de professores da instituição.
Cada um dos sete grupos foi formado por até cinco integrantes. Eles deveriam apresentar sobre experimentos envolvendo um dos temas escolhidos. Segundo a professora Tatiana Assis, a atividade contribui para a fixação dos conteúdos relacionados à biofísica, assim como permite uma melhora na dinâmica com que os acadêmicos interagem com o conteúdo.
“A experiência é muito válida pelo aluno conseguir entender o que ele verifica na teoria e se aproximar com a prática e o que acontece no corpo humano, como os conceitos teóricos da física influenciam”, indica a professora. “O evento dá mais dinâmica para a aula e permite visualizar os fenômenos físicos no corpo”.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, professora Leilane Marcos, reforça o aprendizado promovido pela iniciativa. Além da dedicação dos acadêmicos no desenvolvimento de cada estante, ela salienta o formato adotado e sua contribuição para o ensino-aprendizagem.
“Aos moldes de uma feira de ciências, os estudantes conhecem, testam e apresentam experimentos de física, o que colabora com o desenvolvimento dos conhecimentos de forma aplicada”, destaca.
Alavancas
Com seu grupo, a acadêmica Eloísa Sestrem ficou responsável por apresentar um trabalho com o tema “alavancas”. Segundo ela, a proposta despertou curiosidade no grupo sobre a relação do tema com a relação com o corpo humano, movimentos, contração e relaxamento muscular.
A possibilidade de demonstrar os conhecimentos a um grupo diverso de avaliadores exigiu que buscassem adaptar a apresentação para a feira. “Não sabíamos quem seriam os avaliadores, se seriam professores da Fisioterapia ou não, o que nos levou a criar uma apresentação clara e acessível, de modo que profissionais de diferentes áreas pudessem compreender e avaliar nosso trabalho”, descreve.
Para tornar o tema mais próximo do entendimento, foi utilizado um esqueleto de peças anatômicas, com elásticos para a demonstração de movimentos e forças que interferem no corpo humano. Outra ferramenta utilizada foram os exemplos, com o funcionamento de itens de conhecimento popular. “O formato da avaliação foi um dos aspectos que mais se destacou, pois, em vez de slides e apresentações tradicionais, a avaliação foi feita por meio de demonstrações práticas, mostrando como a Biofísica e os conceitos de física estão presentes no nosso cotidiano”.