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10 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Segundo Fisio Science reúne experiências desenvolvidas por acadêmicos de Fisioterapia da UNIFEBE

Nesta edição sete grupos foram formados por acadêmicos apresentaram os trabalhos

Os efeitos da física no corpo humano foram o foco das experiências apresentadas ao longo do 2.º Fisio Science, do curso de Fisioterapia da UNIFEBE. A atividade envolveu acadêmicos da 2.ª fase do curso e contou com a avaliação de professores da instituição.
Cada um dos sete grupos foi formado por até cinco integrantes. Eles deveriam apresentar sobre experimentos envolvendo um dos temas escolhidos. Segundo a professora Tatiana Assis, a atividade contribui para a fixação dos conteúdos relacionados à biofísica, assim como permite uma melhora na dinâmica com que os acadêmicos interagem com o conteúdo.

“A experiência é muito válida pelo aluno conseguir entender o que ele verifica na teoria e se aproximar com a prática e o que acontece no corpo humano, como os conceitos teóricos da física influenciam”, indica a professora. “O evento dá mais dinâmica para a aula e permite visualizar os fenômenos físicos no corpo”.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, professora Leilane Marcos, reforça o aprendizado promovido pela iniciativa. Além da dedicação dos acadêmicos no desenvolvimento de cada estante, ela salienta o formato adotado e sua contribuição para o ensino-aprendizagem.

“Aos moldes de uma feira de ciências, os estudantes conhecem, testam e apresentam experimentos de física, o que colabora com o desenvolvimento dos conhecimentos de forma aplicada”, destaca.

Alavancas
Com seu grupo, a acadêmica Eloísa Sestrem ficou responsável por apresentar um trabalho com o tema “alavancas”. Segundo ela, a proposta despertou curiosidade no grupo sobre a relação do tema com a relação com o corpo humano, movimentos, contração e relaxamento muscular.

A possibilidade de demonstrar os conhecimentos a um grupo diverso de avaliadores exigiu que buscassem adaptar a apresentação para a feira. “Não sabíamos quem seriam os avaliadores, se seriam professores da Fisioterapia ou não, o que nos levou a criar uma apresentação clara e acessível, de modo que profissionais de diferentes áreas pudessem compreender e avaliar nosso trabalho”, descreve.

Para tornar o tema mais próximo do entendimento, foi utilizado um esqueleto de peças anatômicas, com elásticos para a demonstração de movimentos e forças que interferem no corpo humano. Outra ferramenta utilizada foram os exemplos, com o funcionamento de itens de conhecimento popular. “O formato da avaliação foi um dos aspectos que mais se destacou, pois, em vez de slides e apresentações tradicionais, a avaliação foi feita por meio de demonstrações práticas, mostrando como a Biofísica e os conceitos de física estão presentes no nosso cotidiano”.

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