01 de novembro de 2013

Segurança do Trabalho e Sustentabilidade são temas de palestras na Fairtec

Na noite de quarta-feira, 30, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a palestra NR 18 – Segurança do Trabalho com o palestrante André Ricardo de Melo para o público da FAIRTEC 2013 – Feira de Tecnologia da Construção Civil.

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Segundo o palestrante, é fundamental que as empresas no ramo de construção civil conheçam e apliquem a norma. “O ideal é que se trabalhe com a prevenção, todo investimento aplicado na prevenção traz economia em longo prazo para as empresas, evitando acidentes de trabalho e também ações trabalhistas decorrentes dos mesmos”.

Rafael Lopes de Lima, professor do curso de Edificações do Pronatec, na Sociesc – Itajaí levou os alunos para prestigiarem a palestra. “Esse tema é muito recorrente e quanto mais os alunos souberem sobre o assunto mais preparados estarão para o mercado de trabalho”, afirmou.

O aluno, Lucas de Borba Amaro, disse que a palestra agregou conhecimento. “Eu já trabalho na área e as informações que recebi vão me ajudar muito na minha atividade”, disse.

Inovação e sustentabilidade

A palestra de quinta-feira, 31, também promovida pela UNIFEBE, abordou a “Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil: melhores práticas no ciclo de vida da edificação” com o palestrante Alexandre Leripio.

“O tema tem a ver com a sobrevivência do setor, das empresas, da própria sociedade que depende de uma forma ou de outra desse segmento. Nós precisamos desse setor para gerar nossas habitações e que também gera renda, muitos empregos e movimenta uma cadeia de fornecimento significativamente importante. Sob todos esses aspectos inovar e se tornar sustentável é um princípio mandatório da sobrevivência dos negócios como um todo e na construção civil não é diferente”, salientou Leripio.

Para quem perdeu as palestras iniciais, ainda é possível prestigiar mais dois temas que serão abordados na feira. Confira a programação.

Programe-se

“Construções a seco” é o tema do dia 1º de novembro com Ary Manoel Onofre Junior. Encerrando o ciclo de palestras o tema será “Aplicações do aço na indústria da construção civil” com Elias Riffel, no sábado, 2, às 19h.

As inscrições para as palestras devem ser realizadas pelo site da feira, pois as vagas são limitadas. Acesse: www.fairtec.com.br

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe comemora Dia do Estudante com Intervalo Cultural