30 de outubro de 2013

Semana de Pedagogia aborda a importância da formação docente

A primeira noite da Semana de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foi aberta com o tema “Formação docente: desafios contemporâneos” voltados para os âmbitos ético, estético, intelectual e afetivo. Além de falar sobre a profissionalidade docente, identidade e exigências atuais, diante da formação pedagógica e os desafios contemporâneos. A importância da formação inicial e continuada no contexto da profissionalidade docente. A palestra foi ministrada por Amândia Maria de Borba que é professora e vice-reitora na Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

“Hoje, nós temos várias áreas que não têm professor formado. Então, a formação do professor é uma política estratégica para o desenvolvimento do país, apesar de a carreira não ser tão valorizada no Brasil. Vivenciamos momentos positivos para a formação do professor. Ele é a primeira pessoa que traz o conhecimento para o cidadão brasileiro”, ressaltou a palestrante.

A egressa da UNIFEBE e secretária municipal de educação, Gleusa Fischer, afirmou que vários setores estão descobrindo a importância e necessidade da educação. “Não tem como a educação não passar por essa questão da docência. Inclusive estamos com dificuldades de encontrar pessoas que queiram ser professores”, salientou.

Ela ainda ressaltou o papel que a UNIFEBE desempenha no aprimoramento constante do tema, o investimento no curso de pedagogia e formação dos docentes. “É preciso motivar para mostrar que não tem outro jeito de melhorar o país senão investindo na formação dos nossos profissionais da educação, e também buscando a valorização salarial. Ou investimos nas pessoas ou não teremos essa tão sonhada educação de qualidade”, afirmou Gleusa.

Na segunda, 29, noite o tema foi “Experiências da escola da Ponte – experiências que transcendem o currículo tradicional” com a palestrante Sônia Regina de Souza Fernandes, do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú.

Encerramento

A Semana de Pedagogia encerra na quarta-feira, 30, e tem como foco a valorização interna do curso de Pedagogia e a atividade é realizada em forma de painel com a professora Clarice Pires que abordará o tema “Currículo na Contemporaneidade”. Também participam do painel as professoras Clara Maria Furtado abordando a temática Gestão e a docência e Eliane Busnardo Buemo com o tópico Didática, o professor e a sala de aula. O evento será realizado no Salão da Paróquia Santa Teresinha.

Texto: Elizandra Damasceno

UNIFEBE realiza Cerimônia do Jaleco e Aula Magna para calouros de Medicina