16 de junho de 2016

Semana do Meio Ambiente coleta lixo eletrônico para descarte correto

Sucesso desde sua primeira edição, a Coleta de Lixo Eletrônico do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE ainda gera bastante procura na comunidade. Computadores antigos, câmeras fotográficas, impressoras e outros itens foram entregues no campus durante a 3ª Semana do Meio Ambiente, realizada de 30 de maio a 3 de junho.

Nesta 3ª edição da coleta, forram encaminhados para o descarte correto mais de 500 itens, sendo eles: aparelhos celulares, aparelhos de telefone, cabos, CPUs, estabilizadores, impressoras, monitores, mouses, teclados, televisores, equipamentos fotográficos, entre outros.

Segundo a professora responsável pela atividade e coordenadora do evento, Tamily Roedel, as pessoas já se acostumaram com a ação e procuram as datas para descarte na instituição.

— Observei que as pessoas que descartaram corretamente seu lixo eletrônico na primeira edição, repetiram a ação. Ou seja, criou-se uma cultura para o descarte adequado. Como a coleta é realizada todos os anos, temos muitas pessoas que ligam na UNIFEBE para saber quando será feita a ação novamente — explica.

Tamily explica que a UNIFEBE já pode se considerar um Eco ponto para o descarte deste tipo de resíduo.

— Infelizmente não é possível manter a coleta durante todo o ano, mas estamos fazendo a nossa parte. Os resíduos eletroeletrônicos possuem em sua composição substâncias tóxicas, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio, o berílio, além de retardantes de chamas e PVC. A decomposição dos mesmos pode levar séculos para ocorrer. Este tipo de resíduo na natureza pode comprometer os lençóis freáticos, à saúde humana e o meio ambiente, por isso a importância do descarte correto — afirma.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues | Fotos: Ruben Carlos Müller
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Acadêmicos acompanham fluxo de produção de uma empresa