notícias colégio
Notícias
08 de junho de 2015

Semana do Meio Ambiente traz inovação e sustentabilidade

Veículo movido a energia solar chamou atenção durante a semana

Consumo sustentável, tecnologias, sustentabilidade e outros temas ganharam destaque durante a 2ª Semana do Meio Ambiente e o III Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Na noite de terça-feira, 2 de junho, foram realizadas as palestras “Diagnóstico socioambiental como pressuposto de aplicabilidade das normas urbano-ambientais" com o promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli e "O Cenário da Inovação em Santa Catarina: a estratégia da Rede e Centros de Inovação" com o presidente da Rede de Inovação – RECEPETI, Rui Luiz Gonçalves.

O promotor Locatteli falou sobre o respeito às áreas de preservação permanente urbanas. “É preciso conhecer o município para que ele cresça de forma ordenada, com planejamento. O que é isso? Conhecer as áreas de risco, de inundação, alagamento, deslizamento, e também conhecer quais são as áreas de relevante interessante ambiental. Uma vez reconhecido isso, você consegue separar até onde o município pode crescer. Se o município quer se expandir, tem que planejar”, enfatiza.

A noite de encerramento, na quarta-feira, 3 de junho, foram abordados os temas ““Energias Renováveis” com Deivson Érico Duarte e “Startup Blumenau” com Cássio Sperry e Thaís Mariah. Segundo Duarte, sustentabilidade é um tema muito amplo e não é uma ação, mas sim um caminho a ser seguido.

“Não basta adquirir um produto ou um recurso que a pessoa passou a ser sustentável, mas há todo um caminho. Para iniciar esse processo em casa os três passos básicos são: ter um sistema de energia solar para ter um impacto energético na economia na conta de luz, captação de água da chuva e tratamento de esgoto”, recomenda.

Durante a Semana do Meio Ambiente da UNIFEBE, Dutra expôs alguns de seus trabalhos de soluções ecológicas para um ambiente mais saudável e sustentável, entre eles, um veículo movido a energia solar, um carregador solar para celulares, e uma placa de captação fotovoltaica que gerou cerca de 300 watts de economia para a rede da UNIFEBE durante os três dias de evento.

“Esse veículo tem a autonomia de 6 a 7 horas, com a velocidade de 15 km/hora. Ele foi utilizado durante os 16 dias da Volvo Ocean Race e não precisou parar para ser recarregado nenhuma vez”, conta Dutra.


Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Exposição Caleidoscópio fica até o dia 24 de junho na UNIFEBE

Exposição Caleidoscópio fica até o dia 24 de junho na UNIFEBE


16 de junho de 2014
Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas até o fim de setembro

Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas até o fim de setembro


22 de agosto de 2014
Com apoio da UNIFEBE, 3ª Corra por Elas soma 1,3 mil participantes
UNIFEBE

Com apoio da UNIFEBE, 3ª Corra por Elas soma 1,3 mil participantes


05 de outubro de 2023
Skip to content