04 de novembro de 2016

Sistema Acafe assina convênios com universidades alemãs

Com o objetivo de estreitar relações técnicas e culturais entre Brasil e Alemanha, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe firmou importantes convênios de cooperação internacional com as seguintes universidades alemãs: “Ernst-Abbe-Hochschule Jena of Applied Sciences”, “Hochschule Nordhausen, University of Applied Sciences” e “Fachhochschule Erfurt – University of Applied Sciences”.

Os convênios foram assinados no fim do mês de outubro em viagem oficial da Acafe, que contou com a participação do reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, que também é vice-presidente da associação. As parcerias buscam estimular avanços entre os dois países e promover maior cooperação técnico-científica e intercâmbios de alunos e professores.

— Anualmente o sistema Acafe promove um momento para conhecermos as realidades de outras universidades, para nos auxiliar em nosso planejamento estratégico. Esse ano, em especial, acompanhamos a pedido do governo do estado o 34º Encontro Econômico Brasil x Alemanha, que nos proporcionou debates, visitas, palestras relacionadas a diversos assuntos emergentes, como empresa 4.0, laser óptico, tecnologia de automação, tecnologia digital, tecnologia de materiais entre outros. Além de assinatura de diversos convênios entre Santa Catarina e o estado da Turíngia — resume o reitor.

Compromissos

Durante o período em que passou na Alemanha, de 12 a 23 de outubro, o reitor Pertschy participou de diversas atividades, entre elas, uma visita técnica a empresa Zeiss que possui forte atuação em questões ópticas.

O reitor destaca também a visita a universidade de Jena (Ernst-Abbe-Hochschule Jena), onde foi realizada uma mesa redonda com reitores, pró-reitores e diretores de centro com o tema “Últimas novidades no cenário das universidades e possibilidades de cooperação entre instituições de ensino superior”.

— Trata-se de uma grande universidade que tem interesse nas seguintes áreas específicas: nas áreas das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, e também nas áreas de gestão, mais propriamente dito na parte de Administração e Empreendedorismo — explica Pertschy.

Em Erfurt, o reitor visitou a Universidade local (Fachhochschule Erfurt), que também tem interesse nas áreas compatíveis com as que a UNIFEBE tem intensificado sua forma de atuar: engenharias e ciências aplicadas.

— Acredito que esses convênios serão muito positivos e promissores. Nosso intuito é incentivar cada vez mais a mobilidade internacional de acadêmicos e professores, incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e transferência de tecnologia, uma vez que o estado da Turíngia é muito industrializado — afirma.

Reportagem: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Acadêmicos de Design de Moda expõem trabalhos no Átrio do Bloco A

27 de maio de 2008