Com o objetivo de expandir o conceito de publicidade e investigar as vertentes sociais da comunicação, o curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE preparou sua III Semana Acadêmica com o tema TABU, de 3 a 7 de abril. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.
A Semana abordará temas como: contraste de realidades, manipulação da mídia, marketing social, entre outros. As atividades serão realizadas diariamente, a partir das 19h, sendo a abertura do evento no auditório do Bloco E, e as demais palestras no Auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha.
— Escolhemos o tema TABU porque acreditamos que no universo acadêmico e científico, as discussões não podem ser censuradas ou proibidas. Por isso, trouxemos palestras que tratam da contemporaneidade, em um contexto sociológico e filosófico — explica o coordenador do curso, Rafael Zen.
Segundo ele, os acadêmicos ainda possuem muitas dúvidas em relação a estes temas tão complexos e inerentes à estética contemporânea, como os novos padrões de beleza.
— Todos esses temas possuem duas correntes fortes em oposição e geralmente são varridos para baixo do tapete, fazendo com que o aluno não encontre ambientes abertos a esses diálogos. Diferente da universidade, que deve instigar o debate. A Semana de Publicidade e Propaganda vem justamente para quebrar o conceito de Tabu e instaurar discussões para o pensamento crítico, livre e sensível — pontua o coordenador.
Confira a programação
03/04 – IDENTIDADE DE GÊNERO E NOVAS BELEZAS
AUDITÓRIO BLOCO E – 19h
O coordenador Rafael Zen fala sobre identidade de gênero, inclusão, respeito e os novos contextos sociais de beleza que surgem a partir da discussão.
04/04 – PERIFERIAS
AUDITÓRIO BLOCO C – 19h
O professor João Carvalho abordará suas viagens pelo Brasil visitando periferias (o professor é mochileiro e passou os últimos anos viajando pela América Latina) e como se dá a tendência contemporânea de transformar a periferia em produto. + LANÇAMENTO DO “ESPAÇO EXPOSITIVO PAREDE VIVA”
05/04 – PUBLICIDADE SEM PUBLICIDADE
AUDITÓRIO BLOCO C – 19h
A Agência Glóbulo, de Florianópolis, apresentará seu modo de atuação que prevê um novo jeito de compreender o marketing social, onde as empresas devem proporcionar bem-estar para as comunidades nas quais estão inseridas e essa é a própria publicidade.
06/04 – FORMAÇÃO MULTICULTURAL
AUDITÓRIO BLOCO C – 19h
O publicitário Cassiano Cruz abordará a importância de o profissional de comunicação conhecer novas culturas e como se inserir em diferentes contextos culturais para que viagens e experiências sejam potencializadas para a carreira.
07/04 – UNIVERSIDADE SAINT MARTINS (LONDRES)
CARREIRAS CRIATIVAS
AUDITÓRIO BLOCO C – 19h
Descubra sobre os cursos criativos e possibilidades de intercâmbio para a universidade Saint Martins de Londres
07/04 – A MÍDIA MENTE
AUDITÓRIO BLOCO C – 20H
A jornalista Giselle Zambiazzi abordará a importância do pensamento crítico frente a uma contemporaneidade que pauta sua vida pelo que a mídia traz ao seu conhecimento.