notícias colégio
Notícias
10 de outubro de 2014

Tecnologia e interdisciplinaridade encerram palestras do EDUB 2014

Durante três dias, renomados profissionais da educação debateram sobre questões importantes relacionadas à área nas palestras do EDUB 2014 – 1ª Jornada Internacional de Educação e a XIV Semana Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Na última noite de palestras, os professores Mauro Marino da Universidad San Ignacio De Loyola – USIL/Peru, Edla Maria Faust Ramos (UFSC) e Nilson José Machado (FED/USP) falam sobre “Tecnologias na educação e interdisciplinaridade”. Professores, gestores e acadêmicos acompanharam o debate no Anfiteatro da UNIFEBE na noite de quinta-feira, 9 de outubro.

Segundo a professora Edla, é necessário entender o tempo que vivemos e as influências da tecnologia para conseguir redefinir os rumos da sociedade. “Como a escola vai enfrentar os desafios que esse momento de mudança representa? E o que significa trazer a cultura digital para o ambiente escolar? Não é uma coisa simples, é uma tarefa de todos, tanto para professores; mas, principalmente, para gestores”, afirma.

Para o professor Machado, a educação está vivendo uma crise na ideia de disciplina. “O conceito está muito difuso. As matérias se multiplicam e a fragmentação disciplinar leva à perda do significado do que se está estudando. Todo esse discurso da interdisciplinaridade precisa ser olhado nessa perspectiva”, diz.
Segundo ele, a tecnologia leva a uma reorganização do espaço escolar.

“Um dos problemas dessa fragmentação disciplinar é que o ambiente escolar é pensando apenas como um espaço de aula. Hoje, temos que pensar em outros espaços, novas áreas de conhecimento, e a tecnologia ajuda muito nisso, pode ajudar muito nessa demanda por interdisciplinaridade”, conta.

O palestrante internacional da noite, professor Marino, apresentou aos convidados exemplos do tema aplicados na USIL. Em seu discurso, ele agradeceu a recepção no evento. “Passamos três dias aqui e temos nos sentido entre amigos, amigos que nos acompanham, orientam e nos ajudam”, elogiou.
Práticas Pedagógicas

Durante a manhã e tarde de sexta-feira, os inscritos no evento participaram de oficinas no campus Santa Terezinha.

Aproximadamente 1.200 acadêmicos, professores e membros da comunidade se inscreveram para a jornada que tem o objetivo de construir práticas pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Docentes de Medicina participam de formação em Metodologias Ativas
Formação

Docentes de Medicina participam de formação em Metodologias Ativas


28 de novembro de 2018
Seminário estimula troca de conhecimento entre acadêmicos de EAD
EaD

Seminário estimula troca de conhecimento entre acadêmicos de EAD


27 de fevereiro de 2018
Unifebe oferece cursos de pós-graduação – 2008.2

Unifebe oferece cursos de pós-graduação – 2008.2


05 de agosto de 2008
Skip to content