notícias colégio
Notícias
24 de setembro de 2009

Terça-feira é dia da Campanha de Doação de Medula Óssea

Terça-feira, 29 de setembro, é dia de coletar sangue e contribuir na Campanha de Doação de Medula Óssea, que tem como objetivo encontrar um doador compatível para o brusquense Gabriel Montibeller, 12 anos, que sofre de leucemia. Para contribuir, basta comparecer na Unifebe no bairro Santa Terezinha, das 10 às 16h, e doar 5 ml de sangue, que também poderão ajudar pessoas de todo o país.

No dia serão coletadas pequenas amostras de sangue, que posteriormente serão comparadas com as informações do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea para que se verifique a existência de compatibilidades. Quem já colaborou em campanhas anteriores não deve participar novamente, pois os dados permanecem no registro. Vale ressaltar que é fundamental que sejam feitas atualizações do cadastro quando houver alguma mudança de telefone e endereço.

O garoto Gabriel Montibeller, de 12 anos, sofre de leucemia desde os sete anos de idade. Após vários tratamentos chegou-se a pensar que ele estivesse curado, mas neste ano a doença reincidiu. Desde então, o garoto passa duas semanas por mês em um hospital em Florianópolis, onde faz o tratamento de quimioterapia.

Osni de Amorim, padrinho de Gabriel e egresso do curso de Gestão Empresarial da Unifebe, buscou o apoio da Instituição na organização da campanha de doação. Ele destaca que as expectativas em relação a esta campanha são muito positivas, mas que é de extrema importância que toda a população de Brusque e região contribua, considerando as dificuldades em se encontrar um doador compatível.

Entre irmãos a possibilidade é de 20 a 30%, mas na população em geral a chance é de 1 em 100mil. Primeiro verifica-se a compatibilidade, se for compatível o possível doador é chamado para novos exames. A doação é feita através de punções, uma pequena quantidade da medula é retirada do osso da bacia sob anestesia. Este processo é rápido e não causa danos à saúde, sendo que não há exigências quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

Trata-se de uma realização do Hemosc – Centro de Hematologia e Hematoterapia de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria da Saúde de Brusque e da Unifebe. A expectativa da organização é de colher 500 amostras de sangue.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Acadêmicos da UNIFEBE atuam como staff no Iron 70.3, em Florianópolis
Fisioterapia

Acadêmicos da UNIFEBE atuam como staff no Iron 70.3, em Florianópolis


22 de abril de 2024
Acadêmicos da UNIFEBE são contemplados com Bolsas de Estudo de até 100%
Bolsas de Estudo

Acadêmicos da UNIFEBE são contemplados com Bolsas de Estudo de até 100%


10 de setembro de 2019
Agenda da Semana – 08/10

Agenda da Semana – 08/10


08 de outubro de 2010
Skip to content