O projeto “Educa Especial: Proposta e Produção de materiais inovadores para o desenvolvimento de habilidades para o público-alvo da Educação Especial”, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Especial da UNIFEBE para atender os estudantes da Apae de Brusque, foi premiado no IX Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe.
O evento, realizado entre os dias 22 e 24 de maio, em Chapecó, reuniu professores, pesquisadores e estudantes de todas as instituições comunitárias de Santa Catarina, integrantes da Acafe. O resultado do projeto foi apresentado pela coordenadora do curso da UNIFEBE, professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, e levou o 2º lugar na premiação da categoria Extensão.
Educa Especial
Com um olhar analítico e sensível à realidade da Apae de Brusque, os estudantes do curso de Educação Especial da UNIFEBE desenvolveram em 2023, o projeto Educa Especial, durante a Curricularização da Extensão do curso. Após observar in loco as turmas e a atuação dos professores da APAE, os acadêmicos realizaram uma série de entrevistas e coleta de dados para, por meio de um diagnóstico das necessidades e demandas, identificar os desafios enfrentados e as áreas prioritárias de atuação, com o objetivo de desenvolver materiais inovadores que pudessem auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais nos alunos atendidos na Apae.
Com base nos dados, os estudantes desenvolveram materiais inovadores para o processo de educação dos alunos da Apae de Brusque com Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral e Transtorno do Espectro Autista. “Quando pensamos em trabalho inovador, que era inclusive o tema do FIEPE deste ano, geralmente remetemos a algo tecnológico e, muitas vezes, a inovação é uma proposta simples que atende de forma completa a uma demanda não observada pela sociedade. Como é o caso do boneco sensorial, por exemplo, criado pelos acadêmicos para auxiliar crianças com deficiência intelectual mais severa a desenvolver o toque, o sentir e trabalhar questões mais simples como o desfralde”, exemplifica a orientadora do projeto, professora Raquel.
A premiação
Para a professora premiada, o segundo lugar evidencia a relevância do profissional da educação, que é tão requisitado hoje nas escolas. “Esse prêmio não só coroa o trabalho dos nossos futuros professionais de Educação Especial, mas também revela a importância da extensão universitária para a sociedade. Foi um projeto de imersão, que levou os estudantes a interagirem com o seu futuro profissional e os instigou a buscar soluções, ideias inovadoras e a pensar no aluno com mais cuidado e de forma acolhedora”, complementa a professora.
A diretora administrativa da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto, parabenizou a instituição pela premiação e agradeceu aos estudantes e professores que estiveram na ONG para observar e compreender o trabalho realizado com a pessoa com deficiência. “Foi uma grata satisfação saber que o projeto, desenvolvido pelos acadêmicos para a Apae, foi premiado. A própria criação do curso de Educação Especial na UNIFEBE, foi um passo muito importante e já gera frutos. Nos sentimos fortalecidos a cada resultado que acontece e que contribui para ampliar a visibilidade e envolvimento da sociedade com a causa da pessoa com deficiência”, salienta Rosecler.
O evento
A UNIFEBE também apresentou outros trabalhos que foram destaques no evento, como o case vinculado à Inovação em Pesquisa, “Qualidade da água do Rio Itajaí-Mirim em Brusque: consequências para a saúde e sustentabilidade”, desenvolvido pelos professores Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, Wallace Nóbrega Lopo e pela laboratorista Elisabete Larissa Debatin.
Já vinculado à Inovação em Ensino e Extensão, a UNIFEBE foi premiada com o projeto “Promovendo o letramento em biodiversidade: experiências com os acadêmicos dos cursos de Graduação da UNIFEBE, de autoria as professoras Tamily Roedel, Eliane Kormann, Vivian Siffert Wildner, Liu Idarraga Orozco e dos acadêmicos Nicolas Cestari Maffezzolli e Julia Gohr.
“Todos os trabalhos premiados e apresentados no FIEPE demonstram o engajamento da UNIFEBE com a comunidade, por meio da produção científica e tecnológica. Ficamos muito felizes com os reconhecimentos e, mais uma vez, voltamos com a certeza de que a nossa instituição vai muito além dos tijolinhos do campus universitário”, enaltece o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa.
Confira também os pôsteres digitais apresentados no evento:
– DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA RECONHECIMENTO DE CORES EM TEMPO REAL
Autores: Jonathan Nau; Roberto Heinzle.
Apresentador: Roberto Heinzle.
– ENTRE O SOCIAL E O HUMANIZADO: PROJETOS DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA DA UNIFEBE
Autores: Josely Cristiane Rosa; Gabriela Poltronieri Lenzi; Daniel Goulart.
Apresentador: Daniel Goulart
– UTILIZAÇÃO DE CORANTES NATURAIS NO TINGIMENTO DE ALGODÃO
Autores: Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop; Heitor Paloschi; Wallace Nóbrega Lopo; Elisabete Larissa Debatin; Raquel Bonati Moraes Ibsch; Ana Beatriz Haag
Apresentadora: Elisabete Larissa Debatin
– PROJETO MOTIVA-AÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFEBE
Autores: João Derli de Souza Santos; André Luiz de Oliveira Braz; Adonis Marcos Lisboa; Camila da Cunha Nunes; André Boscatto; Josely Cristiane Rosa.
Apresentador: João Derli de Souza Santos
– EXTENSÃO JURÍDICA DAS MEDIAÇÕES FAMILIARES EM CONVÊNIO COM O TJSC- CEJUSC NO NPJ DA UNIFEBE
Autoras e apresentadoras: Anna Lúcia Martins Mattoso; Samantha Stacciarini.
– O IMPACTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFEBE NA COMUNIDADE
Autores: Julio Cesar Frantz; Eliane Kormann; Joel Haroldo Baade; Marcelo Noldin.
Apresentadora: Eliane Kormann
– INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR QUE É IMPORTANTE INTERAGIR E BRINCAR?
Autoras: Ana Flávia Bonacina; Gislaine Rodrigues de Oliveira; Ligia Brehm; Eliane Kormann; Gissele Prette; Luciane Oliveira da Rosa.
Apresentadora: Gissele Prette
– PROJETO EDUCA ESPECIAL: PROPOSTA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS INOVADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA APAE DE BRUSQUE (SC)
Autoras: Raquel Maria Cardoso Pedroso; Ana Paula dos Santos Siqueira.
Apresentadora: Raquel Maria Cardoso Pedroso
– INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS REPOSITÓRIOS DA ANPAD NO PERÍODO DE 2002 A 2017
Autores: Danielle Almeida Soares Pimentel; Günther Lother Pertschy; George Wilson Aiub; Gissele Prette; João Batista Adamir
Apresentador: Günther Lother Pertschy