02 de março de 2023
Celio Bruns Junior

Trabalhos premiados no Liga Steam são apresentados à Comitiva Alemã

Europeus conheceram os protótipos desenvolvidos pelos alunos do Colégio UNIFEBE

Estudantes do Colégio UNIFEBE apresentaram à Comitiva Alemã do Distrito de Karlsruhe que esteve em Brusque nesta semana, alguns dos trabalhos desenvolvidos no ano passado para a disputa do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade. Participaram da apresentação os professores Simone Sobiecziak, Jéssica Leme Cano, Tamily Roedel e Heitor Paloschi, responsáveis pelos trabalhos dos alunos envolvidos no projeto.

Os protótipos, que foram criados após a análise de dados qualitativos e quantitativos para identificar os principais problemas ambientais de Brusque, chamaram a atenção dos alemães, que ficaram surpresos com a qualidade e inovação dos trabalhos.

A aluna Maria Luiza Tomazoni, que em conjunto com seu grupo desenvolveu um trabalho sobre microplásticos, considera que apresentar o projeto para pessoas de um país estrangeiro foi uma experiência desafiadora e especial. “Entendemos a importância da sustentabilidade para a nossa região e é muito interessante compartilhar conhecimento com pessoas de outros lugares do mundo, ainda mais com profissionais que possuem um vasto conhecimento na área. Além de aprender, nos divertimos e estou segura de que será um grande diferencial para o nosso futuro”, celebra a jovem do Terceirão do colégio.

De acordo com a professora Simone, todo o processo de participação dos estudantes no Prêmio Liga Steam foi uma experiência enriquecedora para os alunos, os quais realizaram pesquisas e tiveram contato com profissionais especializados em diversas áreas de atuação da região e agora de outro país. “ Eles aprenderam a valorizar, utilizar e entender a realidade onde vivem com os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento da atividade. Os alunos investigaram causas, testaram hipóteses, resolveram problemas e apresentaram projetos de muita qualidade”, elogia a professora.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, acredita que os trabalhos vão ao encontro da intenção dos alemães em desenvolverem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A reação da comitiva aos trabalhos foi a melhor possível. Eles elogiaram os trabalhos e ficaram interessados em conhecer mais sobre o projeto. Foi também um momento importante para que retomássemos as parcerias e oportunidades de intercâmbio que nossos alunos terão com a Alemanha”, analisa o diretor.

Alemães conheceram o campus e o Bloco F

No segundo dia de visitas da Comitiva Alemã à UNIFEBE houve ainda uma explanação sobre a vivência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O tema foi abordado pela coordenadora de mobilização do Movimento Nacional ODS SC, Camile Rebeca Bruns, no laboratório de Metodologias Ativas.

Na sequência, o professor e arquiteto responsável pelo projeto paisagístico do campus, Karol Carminatti, conduziu um tour pelos espaços e apresentou a relação de cada intervenção com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A visita foi finalizada após a delegação germânica conhecer as instalações do Bloco F (Bloco da Saúde).

Palestra sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer

29 de março de 2007
Sustentabilidade, ciência e política dão continuidade a Formação Continuada

04 de fevereiro de 2015