notícias colégio
Notícias
09 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Trajes criados por estudantes de Design de Moda da UNIFEBE serão utilizados pela realeza da Festa da Integração de Guabiruba

Propostas aprovadas foram apresentados para a Fundação Cultural de Guabiruba

A integração cultural do município de Guabiruba foi retratada pelos estudantes de Design de Moda da UNIFEBE, nos trajes criados para a realeza da tradicional Festa da Integração. Este é o segundo ano, que em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, o curso desenvolve as roupas que são utilizadas pela Rainha, 1ª e 2ª Princesas do evento.

Na segunda-feira (6), as ideias escolhidas foram apresentadas pelas professoras do curso, Thaissa Schneider e Gabriela Poltronieri Lenzi, aos representantes do poder público municipal. “Essa parceria busca fortalecer a criatividade dos acadêmicos ao passo que abrimos a oportunidade, para que reconheçam a cultura guabirubense. Expressar o que temos em tradições na forma de trajes tão bonitos representam cada vez mais o valor de preservar a cultura local. Agradecemos o desempenho e parabenizamos o talento dos estudantes”, destaca o assessor de Publicidade da Prefeitura de Guabiruba, Elivelton Reichert.

Os croquis e fichas técnicas foram entregues aos responsáveis do poder público municipal, que providenciará a confecção dos trajes.

A criação

Divididos em grupos, os estudantes foram instigados a criar três modelos que se complementassem e que tivessem como inspiração os 150 anos da imigração italiana e o bicentenário da imigração alemã para o Brasil. A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba, Letícia Morgana Fischer, frisa que a parceria possibilitou que a expertise da universidade trouxesse um olhar técnico e cuidadoso para os novos modelos. “Os trajes passam ar de modernidade, por meio das cores, e são mais versáteis com a ideia dos aventais temáticos, evidenciando e homenageando o bicentenário da imigração alemã e os 150 anos da imigração italiana”, revela Letícia.

Até chegar ao desenvolvimento dos desenhos, as equipes fizeram uma pesquisa étnica e cultural do município e buscaram propor trajes típicos, com um ar contemporâneo. Além dos croquis, os grupos apresentaram uma ficha técnica com cartela de cores e tipos de tecidos escolhidos. Dentre os detalhes e diferenciais dos trajes deste ano estão os bordados, inspirados nas flores cultivadas nos canteiros da cidade.

Transmitir as questões culturais e as celebrações dos marcos imigratórios foi o grande desafio deste ano. Para isso, as equipes buscaram referências em revistas internacionais de moda, tendências de cores, modelos e mesclaram com o tradicionalismo dos trajes. A acadêmica da 1ª fase, Tainá Floriani, foi uma das estudantes que se envolveu no projeto voluntário. Para ela, participar dessa iniciativa, por meio do Composé – Escritório de Moda e Vestuário, fortaleceu os valores históricos e culturais de sua descendência.

“Participo desde criança das festas culturais da nossa região, como a Festa da Integração e a própria Fenarreco. Sempre via as realezas e ficava encantada com os trajes e, hoje, contribuir com o meu conhecimento acadêmico e com a minha criatividade nesse processo é, realmente, uma oportunidade única que a universidade nos proporciona”, enfatiza a estudante.

A coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, salienta que a parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba é consolidada e tem contribuído para a formação dos estudantes. “Moda e Cultura caminham lado a lado. Mais do que propor a criação de trajes para uma festa típica, nossos acadêmicos pesquisam a história, a cultura, o vestuário, o ontem, o hoje e o amanhã. O resultado desse projeto é sempre essa troca incrível entre o mundo real e a futura profissão. Para nós, é um orgulho, pois esse projeto evidencia o potencial dos nossos estudantes e, sobretudo, a qualidade do profissional que estamos preparando para o mercado de trabalho”, avalia.

Os trajes serão utilizados pela realeza na 9ª Festa da Integração, que será realizada em Guabiruba entre os dias 7 e 9 de junho.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Veteranos de Direito noturno têm férias prolongadas
UNIFEBE

Veteranos de Direito noturno têm férias prolongadas


07 de fevereiro de 2014
X Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é realizado de maneira virtual
Direito

X Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é realizado de maneira virtual


27 de novembro de 2020
Unifebe suspende as aulas desta semana

Unifebe suspende as aulas desta semana


25 de novembro de 2008
Skip to content