O COMAD – Conselho Municipal Antidrogas de Brusque e a Unimed, com o apoio da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, Secretaria Municipal de Saúde, SESC, SENAC e Shopping Gracher, realizam a Campanha de Mobilização Contra o Tabagismo.
Nesta sexta-feira, dia 29, cardiologistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e acadêmicos do curso de Educação Física da Instituição orientarão a comunidade em relação aos danos provocados pelo cigarro. A campanha será realizada entre 9h e 13h, na Praça Barão de Schneeburg e no Shopping Gracher. Na ocasião serão distribuídos diversos materiais, os interessados também poderão fazer testes de resistência pulmonar, análise do índice de massa corpórea, entre outros exames.
Os professores Luiz Elias Valle e Ricardo Vianna Hoffmann representam a Unifebe no COMAD, sendo, respectivamente, presidente e suplente. Segundo Valle, as doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira delas.
Na maioria das vezes, o cigarro leva à morte por doença coronariana, bronquite, enfisema, câncer e doenças vasculares. Mesmo não levando ao óbito, o cigarro pode causar impotência sexual, complicações maternas e fetais na gravidez, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e trombose vascular.
A Unifebe é parceira do COMAD em vários eventos. Recentemente apoiou a Semana Nacional Antidrogas. "Manifestamos nossa gratidão pelo empenho desta entidade, em participar ativamente das diversas atividades desenvolvidas", afirmou Valle.
Mais informações com o presidente do Conselho, Luiz Elias Valle, pelo telefone (47) 3351 1197 ou pelo e-mail lvalle@terra.com.br.
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Daniela Burgonovo