04 de maio de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Profissão como ferramenta de realização pessoal é tema de palestra no curso de Administração

Palestrante provocou reflexões em acadêmicos da 7ª fase

Acadêmicos da 7ª fase do curso de Administração da UNIFEBE assistiram a uma palestra intitulada “A profissão como ferramenta de realização pessoal”, ministrada por Rodrigo Cesari, professor e escritor pós-graduado em Filosofia, Psicologia, Psicanálise e neuropsicopedagogia clínica e institucional. A atividade foi realizada na disciplina de Pensamentos Filosóficos e Sociológicos, lecionada pelo professor Alício Schiestel.

Durante a palestra, Cesari defendeu que ao longo de nossas vidas, almejamos, de forma consciente ou inconsciente, a realização pessoal e que essa realização pode ser encontrada por meio do equilíbrio de diversas áreas do âmbito pessoal, sendo assim, necessária uma autorreflexão com o objetivo de buscar harmonizar e trabalhar aspectos importantes de nossa existência.

“A escolha da nossa profissão configura-se como aspecto fundamental nessa busca, primeiro porque passamos muito mais tempo fora de casa, exercendo a nossa profissão. A escolha profissional deve estar intimamente ligada com a nossa própria essência, isso significa ter a capacidade de colocar aquilo que somos em tudo aquilo que fazemos. Assim, podemos afirmar que a escolha correta deve estar conectada com aquilo que somos e configura-se como uma ferramenta importante para a realização pessoal”, assegura o palestrante.

De acordo com o acadêmico Guilherme Dalsenter Puel, a palestra mostrou diversos conceitos sobre a felicidade e seus significados segundo alguns filósofos clássicos. Ele revela que o encontro também explorou o significado de realização para cada aluno. “Foi possível notar que a felicidade e a realização são conceitos que não são obtidos em apenas uma área de nossas vidas, ter sucesso financeiro não garantirá que você terá uma vida feliz em casa com sua esposa, ser sábio não te garantirá ser bem-sucedido e respeitado, e assim por diante. Tudo é questão de equilíbrio, pois precisamos ter saúde mental e física, além de trabalhar com aquilo que nos traz satisfação”, comenta.

O professor Gunther Lother Pertschy, coordenador do curso, considera o tema abordado como fundamental, pois apresenta a profissão como um meio para se alcançar a realização pessoal, a qual é um processo individual que pode trazer como resultado a satisfação e a felicidade.

UNIFEBE participa de 2º Fórum Canadá-Brasil de Idiomas, Educação e Mão de Obra

UNIFEBE participa de 2º Fórum Canadá-Brasil de Idiomas, Educação e Mão de Obra