11 de agosto de 2009

Unifebe apóia campanha de doação de medula óssea

No dia 25 de agosto, entre 10h e 15h, o Hemosc – Centro de Hematologia e Hematoterapia de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria da Saúde e da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, realiza no Bloco A da Instituição a terceira campanha de doação de medula óssea na cidade.

Desta vez o objetivo é encontrar um doador compatível para um menino de 12 anos. Gabriel Montibeller sofre de leucemia desde os sete anos de idade, após vários tratamentos chegou-se a pensar que estivesse curado, mas neste ano a doença reincidiu mais uma vez.

O sofrimento não é apenas de Gabriel, mas de toda a família, que teve sua rotina alterada desde que a leucemia foi detectada. O garoto passa duas semanas por mês em um hospital em Florianópolis na companhia da mãe, Evanilda Klann Montibeller, para receber os medicamentos da quimioterapia.

Diante da situação, o padrinho de Gabriel, Osni de Amorim, passou a organizar a campanha de doação e procurou o apoio da Unifebe. "Sou egresso de Gestão Empresarial e sempre acompanhei o trabalho da Instituição com diversas ações ligadas a comunidade. Esperamos contar com a colaboração de todos, não apenas dos alunos, professores e funcionários, mas também da população", afirmou.

A expectativa é de colher 500 amostras que poderão ajudar o menino brusquense ou ainda outras pessoas doentes em todo o país. Apenas em Santa Catarina mais de 100 pacientes aguardam por um transplante de medula. Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar saudável. Primeiro verifica-se a compatibilidade, se for compatível o possível doador é chamado para novos exames.

A doação é feita através de punções, uma pequena quantidade da medula é retirada do osso da bacia sob anestesia. Este processo é rápido e não causa danos à saúde, sendo que não há exigências quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. O doador não terá nenhuma despesa com hospital, transporte ou estadia.

Vale ressaltar que quem já colaborou em campanhas anteriores não deve participar novamente. "Como os dados permanecem no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, não há esta necessidade. Apenas solicitamos para que sejam feitas atualizações do cadastro quando haja alguma mudança de telefone e endereço, por exemplo", explicou a assistente social do Hemosc Diná Pinheiro.

A família permanece esperançosa e conta com a solidariedade da população. "Peço encarecidamente a todos que puderem comparecer a Unifebe no dia 25 que participem. Contamos com o apoio da nossa comunidade, temos fé e esperamos ver o Gabriel curado o quanto antes", comentou a mãe.

Foto e texto: Daniela Burgonovo

Sustentabilidade é o tema da Semana de Moda da Unifebe