A Unifebe – Centro Universitário de Brusque aprovou dois projetos, um no edital da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – FAPESC e outro, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. Ambos estão diretamente focados à Tecnologia e Inovação e devem ter início em breve.
O responsável pelos dois projetos, professor Cássio Aurélio Suski, explica que ambos são de fundamental importância, pois irão promover a aproximação da indústria à Instituição de Ensino, criando relações sólidas e de troca de conhecimento e experiência.
O projeto aprovado no Edital do CNPQ, no valor de R$84,5 mil reais, objetiva a realização do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que visa estabelecer o debate entre as universidades e o meio empresarial a fim de criar a prática da inovação eficiente de produtos e processos através da sustentabilidade. O evento promoverá a apresentação de casos de sucesso nos diversos segmentos empresariais, bem como, de palestrantes de âmbito regional, nacional e internacional, além dos workshops e visitas técnicas. "Será um momento de construção de conceitos e estratégias por meio do compartilhamento de idéias inovadoras que alcançaram êxito num determinado contexto e que poderão ser aplicadas a outras realidades", acrescenta Suski.
Já o projeto do Laboratório de Ensaios e Desenvolvimento de Produtos com foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a região de Brusque, foi previamente avaliado por uma Comissão indicada pelo Conselho de Desenvolvimento Regional. Ele foi aprovado no Edital da FAPESC, com recurso de R$380 mil reais. Através do Laboratório a Instituição busca potencializar o desenvolvimento sustentável das organizações de diversos segmentos da indústria na região de Brusque, com inovação nos materiais, produtos e processos. Como contrapartida, a Unifebe oferece cinco pesquisadores e a construção de uma edificação no campus, localizado no bairro Santa Terezinha, com salas de aula e laboratórios de Engenharia e Design.
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira