notícias colégio
Notícias
13 de setembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE capacita colaboradores para Brigada de Incêndio

Os brigadistas voluntários serão responsáveis pela segurança dos acadêmicos e instituição, em caso de incêndio ou emergência.

Com o intuito de primar pela segurança dos acadêmicos e da instituição, em caso de incêndio ou em situações emergenciais, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) capacitou 20 colaboradores responsáveis pela Brigada de Incêndio.

Os brigadistas passaram por 12 horas de treinamento, com base na Instrução Normativa (IN 028/DAT/CBMSC) do Corpo de Bombeiros, ministrado pela empresa Vidamed, especializada em segurança do trabalho. Agora, os voluntários indicados pela instituição estão capacitados a manusear os extintores e hidrantes, executar planos de evacuação e auxiliar com primeiros socorros.

De acordo com a analista de Recursos Humanos da UNIFEBE, Adriana Venturi, os brigadistas terão funções muito importantes. “Nós precisamos estar preparados para emergências, visto que somos responsáveis pelos nossos acadêmicos enquanto eles estão na instituição. Porém, é importante frisar que a Brigada de Incêndio possui atribuições que vão além dos planos de evacuação em caso de incêndio, como as ações preventivas e de primeiros socorros”.

Para o assistente administrativo e agora brigadista da UNIFEBE, Ednei Leoni, conhecer e praticar as técnicas corretamente é indispensável para que a ação do brigadista seja efetiva. “Precisamos estar cientes de que situações emergenciais podem acontecer e devemos estar preparados para agir rapidamente. Numa situação de primeiros socorros, por exemplo, sabemos que poucos minutos podem fazer a diferença e salvar uma vida”.

Os brigadistas formados farão a cada dois anos um treinamento de atualização. Durante esse período, o Recursos Humanos é responsável por substituir os voluntários, caso seja necessário.

Prevista em Lei
A formação de uma Brigada de Incêndio é uma exigência do Governo do Estado de Santa Catarina, instituída pela Lei nº 15.124, de 19 de janeiro de 2010, que prevê as exigências mínimas de segurança para o funcionamento de estabelecimentos privados com grande concentração de público.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Atividades de dança e saúde movimentam a Praça Barão de Schneeburg
UNIFEBE

Atividades de dança e saúde movimentam a Praça Barão de Schneeburg


08 de abril de 2014
Movie Fashion exibe “Coco antes de Chanel”

Movie Fashion exibe “Coco antes de Chanel”


27 de maio de 2010
Liberada 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170

Liberada 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170


28 de outubro de 2008
Skip to content