notícias colégio
Notícias
27 de setembro de 2011

Unifebe coleta óleo e azeite de cozinha já utilizados

Você sabia que pode dar um destino correto para aquele óleo ou azeite de cozinha utilizado principalmente em frituras? No hall do Bloco C do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, campus Santa Terezinha, há um ponto de coleta do produto. Basta colocar o material em garrafas pet e deixar no local.

A Unifebe passou a apoiar o Projeto Azeite do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), viabilizado pelo engenheiro Udo Aurélio Serpa. O projeto consiste em recolher o material usado na cozinha e transformá-lo em produto para ser novamente utilizado. Óleo (soja, canola, girassol, etc.) e azeite (de oliva) podem virar cosméticos e biodieseis, já a sujeira que normalmente fica na frigideira é transformada em adubo ou em ração animal.

Serpa recolhe periodicamente o material e encaminha para Florianópolis, onde é transformado em biodiesel. "O dinheiro da coleta – R$ 0,60 o litro – é utilizado na educação ambiental no Zoobotânico", explica.

Saiba Mais

Não reutilizar o óleo acarreta os seguintes problemas:

* Jogado na pia ele fica retido no encanamento, causando entupimento das tubulações e aumenta cerca de 45% os casos de tratamento dos efluentes;
* Quando não há um sistema de tratamento de esgoto, o óleo se espalha na superfície dos rios e das represas, causando sérios danos à fauna aquática;
* Em contato com o solo o óleo provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos, contribuindo com as enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante o processo, o que causa mau cheiro e agrava o efeito estufa.
 

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Comunicado sobre manutenção dos servidores – 25/04/2008

Comunicado sobre manutenção dos servidores – 25/04/2008


25 de abril de 2008
Professor da UNIFEBE apresenta artigo em colóquio internacional

Professor da UNIFEBE apresenta artigo em colóquio internacional


01 de abril de 2014
extensao mala

extensao mala


06 de março de 2011
Skip to content