notícias colégio
Notícias
27 de setembro de 2011

Unifebe coleta óleo e azeite de cozinha já utilizados

Você sabia que pode dar um destino correto para aquele óleo ou azeite de cozinha utilizado principalmente em frituras? No hall do Bloco C do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, campus Santa Terezinha, há um ponto de coleta do produto. Basta colocar o material em garrafas pet e deixar no local.

A Unifebe passou a apoiar o Projeto Azeite do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), viabilizado pelo engenheiro Udo Aurélio Serpa. O projeto consiste em recolher o material usado na cozinha e transformá-lo em produto para ser novamente utilizado. Óleo (soja, canola, girassol, etc.) e azeite (de oliva) podem virar cosméticos e biodieseis, já a sujeira que normalmente fica na frigideira é transformada em adubo ou em ração animal.

Serpa recolhe periodicamente o material e encaminha para Florianópolis, onde é transformado em biodiesel. "O dinheiro da coleta – R$ 0,60 o litro – é utilizado na educação ambiental no Zoobotânico", explica.

Saiba Mais

Não reutilizar o óleo acarreta os seguintes problemas:

* Jogado na pia ele fica retido no encanamento, causando entupimento das tubulações e aumenta cerca de 45% os casos de tratamento dos efluentes;
* Quando não há um sistema de tratamento de esgoto, o óleo se espalha na superfície dos rios e das represas, causando sérios danos à fauna aquática;
* Em contato com o solo o óleo provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos, contribuindo com as enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante o processo, o que causa mau cheiro e agrava o efeito estufa.
 

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Agenda da Semana – De 09 a 14 de março

Agenda da Semana – De 09 a 14 de março


09 de março de 2015
Inscrições para Desfile de Natal são reabertas

Inscrições para Desfile de Natal são reabertas


27 de novembro de 2012
Inscrições para o Concurso Cultural Poesia Urbana seguem até dia 15 de dezembro
Cultura

Inscrições para o Concurso Cultural Poesia Urbana seguem até dia 15 de dezembro


05 de dezembro de 2023
Skip to content