notícias colégio
Notícias
06 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE conquista o pódio no projeto Propulsores do Futuro: Desafio de Fabricação de Foguetes

Lançamento que alcançou a maior distância linear atingiu 138 metros

Utilizando pressão e água como propulsão, o protótipo de foguete construído por acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE alcançou a distância linear de 138 metros. Com o resultado, a equipe Challenger ficou em primeiro lugar nos lançamentos feitos pelo projeto Propulsores do Futuro: Desafio de Fabricação de Foguetes, organizado pelo CreaJr e pelo Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque.

Das 12 equipes inscritas, dez realizaram lançamentos dos seus protótipos ao longo último do dia de desafio. A programação contou com grupos de acadêmicos da 2.ª, 4.ª, 6. ª e 10. ª fases dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção da UNIFEBE, além de estudantes do Colégio UNIFEBE e do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque.

Além da equipe Challenger, formada pelos acadêmicos da 2.ª fase de Engenharia Mecânica Gabriel José Pedrotti, Lucas Santos e Matheus Felipe Baron Huber, e o acadêmico da 2.ª de Engenharia de Produção, Ricardo Franzoi. Quem também teve sucesso no lançamento com pressão e água foi a equipe Estelar, formada por acadêmicos da 2ª fase de Engenharia Mecânica, Adryele Ferreira e Ricarte Willian Alves de Souza. Eles conquistaram a segunda colocação e atingiram 129 metros em medição linear.

A terceira colocação foi conquistada pela equipe Pegasus, que foi composta pelo acadêmico da 4.ª fase de Engenharia Civil James Andrey Luz e os estudantes do Colégio UNIFEBE, Iago Loschner, Lorena Custódio e Luiz Paulo Wipp. Conforme os critérios da prova, o protótipo elaborado por eles atingiu 123,3 metros, utilizando como propulsão um composto de bicarbonato e vinagre.

Dinâmica e integração
O desempenho e o envolvimento das equipes na atividade são destacados pela coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE, professora Vivian Siffert Wildner. Na avaliação dela, o desafio integra conhecimentos importantes no processo de formação dos acadêmicos e ainda contempla uma dinâmica de trabalho que prepara e auxilia no desenvolvimento de habilidades.

“A participação dos acadêmicos das engenharias da UNIFEBE no desafio dos propulsores do futuro, envolveu pesquisa, simulação, prática, testes, criatividade e trabalho em grupo. Uma atividade interessante, que desenvolve aprendizado de forma dinâmica e integrada, importante para a formação profissional e pessoal dos participantes”, descreve a professora.

As condições climáticas do dia do lançamento não chegaram a afetar o ânimo das equipes, segundo a acadêmica de Engenharia Civil, Eduarda Molinari Dognini. Ela integrou a organização da atividade e ressalta o envolvimento e integração dos participantes com a ação.

“Houve uma boa troca de ideias entre os acadêmicos de diversas fases, cursos e os estudantes do ensino médio, desde como fizeram os seus foguetes até como calcularam ou determinaram os métodos de propulsão”, afirma. “Todos os acadêmicos que ficaram nas primeiras colocações participaram de todo o ciclo, incluindo os workshops e as palestras técnicas”, orgulha-se.

O projeto Propulsores do Futuro: Desafio de Fabricação de Foguetes tem patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e conta com apoio da UNIFEBE, Colégio UNIFEBE, IFC e Uniasselvi.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Instituições comunitárias: entenda o que muda com a nova lei

Instituições comunitárias: entenda o que muda com a nova lei


20 de dezembro de 2013
UNIFEBE realiza ação “Força na Peruca” no dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

UNIFEBE realiza ação “Força na Peruca” no dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil


13 de novembro de 2015
Formação Continuada prepara professores da UNIFEBE para o segundo semestre letivo de 2024
UNIFEBE

Formação Continuada prepara professores da UNIFEBE para o segundo semestre letivo de 2024


15 de julho de 2024
Skip to content